Um vinho do Porto é sempre um bom abrigo

A essência do vinho do Porto é maturada nas enormes e labirínticas caves (Foto: Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Seja dia de festa e de convívio ou noite de silêncios e de introspeção, um vinho do Porto é uma belíssima companhia. Neste Bloco de Provas, cinco enseadas onde vale a pena aportar.

Dalva Pure Vintage 2019

Douro
C. da Silva
Castas tradicionais do Douro
65 euros

José Manuel Soares apresenta-nos um vinho com mínima intervenção, proveniente de uma só colheita, engarrafado no segundo ano e com um resultado final entusiasmante. A elegância do aroma e a qualidade da fruta destacam-se. O caráter dos taninos sugere elevada capacidade de envelhecimento.


Porto 10 anos Fernão de Magalhães

Douro
Adega Cooperativa de Sabrosa
Touriga-nacional, touriga-franca, mourisco
21 euros

Um dos tesouros da Adega Cooperativa de Sabrosa. O trabalho de excelência de Celeste Marques é sublinhado em diversas latitudes, com destaque para os apontamentos balsâmicos da fruta madura, para a cumplicidade evidente entre a doçura e a acidez e para o final duradouro. Belíssimo exemplar.


Quinta do Estanho Porto 30 anos

Douro
Quinta do Estanho
Castas tradicionais do Douro
74,99 euros

A enologia de Luís Leocádio continua a somar pontos e a surpreender. Nos Portos e nos Douro. A baunilha, tão viva quanto delicada, apura os sentidos A canela oferece-lhe amplitude. Em boca, a frescura agrada e anuncia um final esplêndido


Quinta do Infantado Porto Tawny 10 anos

Douro
Quinta do Infantado
Vinhas velhas com mais de 20 castas diferentes
21,99 euros

Um tradicional Tawny, com tudo o que de bom tem o “tradicional”. E possui, ainda, a vantagem de poder ser desde já apreciado ou guardado por mais uns bons anos. Doce, pede que seja servido ligeiramente fresco. Dada a versatilidade e a elegância, agrada a gregos e a troianos.


Taylor’s Platinum Jubilee

Douro
Taylor’s
Castas tradicionais do Douro
490 euros

Se a perfeição existir no que aos Porto diz respeito, este “Very Very Old Tawny Port”, o primeiro com tal honraria, é isso mesmo. E logo para celebrar o Jubileu de Platina da rainha Isabel II. Uma admirável compleição aromática e uma sedutora paleta de sabores surpreendem e convencem. Nota máxima.