Um sorriso não é apenas um sorriso. Como estamos de saúde oral?

Rir é um bom remédio. O problema é quando o que está dentro da boca não está bem. Qual o impacto do sorriso na autoestima? O Dia Mundial do Riso assinala-se a 18 de janeiro.

Um sorriso revela um estado de alma e de espírito, é sinal de felicidade, um meio de interação social. É um movimento facial poderoso que gera a extensão dos lábios e, em simultâneo, eleva os cantos da boca. Tiago Caramelo, médico dentista na Malo Clinic Lisboa, sabe bem a importância de sorrir. Não apenas a nível profissional. “Um sorriso assume-se como o cartão de visita do ser humano capaz de demonstrar confiança, segurança e autoestima para todos os que o rodeiam”, refere. “Sorrir não é nada mais nada menos do que darmos a conhecer ao mundo circundante, através de uma comunicação não verbal, uma pequena parte da nossa saúde, a saúde oral”, acrescenta.

Na verdade, um sorriso tem o que se lhe diga quando a saúde oral se mete no assunto. “Com efeito, sabe-se que a saúde oral está diretamente relacionada com a qualidade de vida do ser humano uma vez que interfere e limita atividades do quotidiano, com destaque para as repercussões nos domínios funcionais, psicológicos e sociais”, lembra o médico. E, portanto, um sorriso inestético é capaz de alterar a perceção corporal que, por sua vez, condiciona o desenvolvimento da autoestima e da autoimagem.

“A saúde oral assume, através do sorriso, um papel essencial na construção da autoestima e do bem-estar do ser humano. Uma saúde oral comprometida, para além das consequências ao nível da mastigação e fonação, pode induzir alterações psicossociais que levam à diminuição da qualidade de vida”, avisa.

A saúde oral, segundo a Organização Mundial da Saúde, é “um estado livre de dores crónicas na boca e no rosto, de cancro oral e de garganta, de infeções e feridas orais, de doença periodontal, de cárie dentária, de perda dentária e outras doenças e distúrbios”

Tiago Caramelo realça que para garantir uma boa saúde oral e, consequentemente, um sorriso saudável, é essencial uma higiene oral cuidada. O que significa escovagem de, pelo menos, duas vezes ao dia durante aproximadamente dois minutos. Utilizar métodos de limpeza entre os dentes, como é o caso do fio dentário. E, ainda, visitar o médico dentista ou higienista oral, pelo menos, duas vezes por ano.

Em todo o caso, há sempre solução. “Quando a saúde oral já se encontra debilitada, existem diversas técnicas e procedimentos capazes de restituir a saúde oral perdida e, consequentemente, contribuir para o aumento da autoestima do paciente”, garante Tiago Caramelo. Há, portanto, tratamentos como branqueamento dentário, ortodontia, tratamentos de reabilitação (restaurações, coroas e facetas) e implantes dentários.

O branqueamento dentário consiste, adianta, num tratamento estético através da aplicação de um gel em contacto com os dentes que os faz alterar a coloração, tornando-os mais brancos. Pode ser feito em casa ou no consultório dentário. Por outro lado, refere, “a ortodontia é a área da medicina dentária responsável por corrigir a posição dos dentes nos maxilares. Esta alteração de posição dentária leva a um aperfeiçoamento da estética e da função dentárias.”

Os conselhos são conhecidos. Escovar os dentes, pelo menos, duas vezes ao dia durante aproximadamente dois minutos. Utilizar métodos de limpeza entre os dentes, como é o caso do fio dentário

As restaurações, explica o dentista, consistem na aplicação de resina composta nos dentes para alterar a sua forma e restabelecer a sua função. “As coroas cerâmicas são restaurações protéticas em cerâmica que podem ser colocadas sobre dentes ou sobre implantes. A cerâmica é o material que melhor mimetiza a estrutura dentária e, assim sendo, constitui uma ótima solução para devolver a harmonia ao sorriso”, diz.

As facetas cerâmicas são finas camadas desse material que são colocadas na superfície exterior e visível dos dentes com o objetivo de alterar a sua estética. É um tipo de solução que permite corrigir imperfeições ao nível da forma, cor e posicionamento dentário.

“Os implantes dentários são utilizados para a reposição de dentes perdidos ou incapazes de serem recuperados do ponto de vista estético e funcional”, adianta Tiago Caramelo. Um implante dentário é, no fundo, um elemento artificial que é colocado no osso para substituir a raiz dentária em falta. O objetivo é suportar uma coroa cerâmica com características estéticas e funcionais semelhantes à dentição natural. A saúde oral, de facto, é muito importante, não apenas para a boca e dentes, mas para a autoestima. E o Dia Mundial do Riso celebra-se a 18 de janeiro.