Transformar um provador numa experiência virtual

APP Virtual Try On Stradivarius

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, um legado deixado por Camões que se aplica cada vez mais a uma sociedade moldada por eventos drásticos e surpreendentes, como foi exemplo a pandemia de covid-19. Novas rotinas, novas técnicas, novos mercados e uma relação comércio-cliente completamente transformada, daquela que era vulgarmente conhecida no início do milénio. Com a circulação limitada da população, os mercados tremeram e as empresas foram desafiadas a pensar e conceber novos modelos para fidelizar os clientes. Foi nessa ótica que surgiram os provadores virtuais, que começam aos poucos a chegar ao mercado português.

Escolher o novo calçado sem sair do sofá
A gigante Inditex, detentora de marcas conhecidas do público, como a Stradivarius, lançou o “Virtual Shoes Try On”, uma nova funcionalidade baseada em realidade virtual aumentada, que permite aos clientes experimentarem as últimas novidades de calçado sem sair de casa.
Os utilizadores só precisam de aceder à aplicação oficial da Stradivarius e selecionar o modelo que pretendem.

Cabelo e maquilhagem: a beleza misturada com tecnologia
Juntaram a inteligência artificial aos dados recolhidos ao longo dos anos para otimizar a experiência de beleza na L’Oréal Paris. Se tiver curiosidade em experimentar um novo visual, faça-o em tempo real ou através do carregamento de uma fotografia no site oficial da marca. Escolha uma das opções de coloração de cabelo ou produtos de maquilhagem e decida.

Combinar as compras online com o mundo físico
A Mango juntou-se à operadora de telecomunicações Vodafone e colocou provadores digitais em algumas das lojas mais emblemáticas da empresa. Os espaços têm espelhos digitais que permitem fazer scanner das etiquetas das peças de roupa no próprio provador e entrar em contacto com a equipa da loja, diretamente a partir do espelho para solicitar outros tamanhos ou cores.

Crescer na proximidade com clientes e nas vendas online
A Sunglasses Hut pertence à maior fabricante de óculos do Mundo, a Luxottica. Também aqui a inteligência artificial foi aproveitada para testar os gostos dos clientes. Através das feições das pessoas, o site da marca (e os equipamentos nas lojas) deteta qual o modelo que melhor se ajusta a cada rosto. O mecanismo trouxe vantagens, uma vez que a faturação online aumentou.