Tailândia, a resposta de Gonçalo, Sofia e Amadeu à falta de tempo e liberdade

Sofia Frazão, Gonçalo Loureiro e o filho, Amadeu

Gonçalo e Sofia trocaram Lisboa pelas montanhas de Chiang Mai, na Tailândia, onde ganharam qualidade de vida para educar o filho, Amadeu. Agora, na forja, estão projetos que ligam os dois países.

Gonçalo Loureiro e Sofia Frazão moravam em Lisboa com o filho, Amadeu, quando, em 2019, fizeram as malas e percorreram 10 200 quilómetros até Chiang Mai, na Tailândia, onde o redator publicitário e a designer gráfica, outrora empregados e a “ganhar bem”, se estabeleceram como freelancers. Os amigos elogiaram a “coragem”, mas o casal faz questão de sublinhar que a mudança foi uma “opção” bem ponderada e não uma “fuga”. “Demos um passo que achamos lógico. Dizem que nunca é tarde para correr atrás dos sonhos, mas também não é cedo de mais”, refere Gonçalo, que não quis esperar pelo “cancro” ou pela “reforma” para fazer a mudança.

O namoro com o país vinha de trás. O casal já adotara a Tailândia como destino preferencial de férias há sete anos. “Apaixonamo-nos pelo país”, diz Gonçalo. E pelas “pessoas”, acrescenta Sofia.

Entre os vários fatores que pesaram na decisão de fazer as malas, o filho, Amadeu, foi o maior. O “ritmo de vida” na capital não lhes permitia estar com a criança como desejavam. “Começamos a ver outros mundos, outras pessoas e resolvemos tomar uma atitude e arriscar em ter uma vida diferente, com mais tempo para o nosso filho. Abrir-lhe horizontes”, explica a designer.

Fixaram-se em Chiang Mai, uma zona de montanha no norte da Tailândia que tem oferta cultural, Natureza, um ritmo de vida mais lento e mais barato do que Lisboa, descrevem. E tem boa Internet, uma vantagem para o trabalho à distância. Nem tudo é um “mar de rosas”, mas o “preço a pagar vale a pena”, considera o casal, que vive com mais incerteza e até trabalha mais, mas não planeia voltar a Portugal.

A vida que escolheram, diz Sofia, permite “gerir o tempo”. E dedicarem-se a Amadeu, agora com seis anos e a frequentar uma escola internacional. A exposição a diferentes culturas tem feito dele uma pessoa “tolerante”, que encara a diferença com naturalidade.

O relato detém-se nos “abraços” e na falta que lhes fazem, já que os tailandeses são “afáveis”, mas têm uma cultura “reservada” e com pouco contacto físico. Faz falta, em particular, o do filho mais velho de Gonçalo, fruto de uma relação anterior, que ficou em Lisboa, mas marca presença no discurso do publicitário.

A mudança deu também ao casal fôlego para projetos pessoais. Gonçalo escreve memórias no site ““nasbocasdomundo.pt” e nas mãos de Sofia desenham-se projetos ligado à infância. Há outros a germinar, que visam estreitar as “pontes” entre Portugal e a Tailândia, pois existe “uma relação com mais de 500 anos entre os dois países”, sublinha o publicitário. Na forja está, para já, a celebração do Dia de Portugal em Chiang Mai, com atividades culturais que deverão passar pela gastronomia, música e literatura.

Gonçalo Loureiro
Redator publicitário
Idade: 43 anos

Sofia Frazão
Designer gráfica
Idade: 43 anos

Amadeu
Idade: 6 anos

Localização: Chiang Mai, Tailândia 18°47’37.9212’ N 98°59’49.6176’’ E (GMT +7)