Susana Romana

A morte da rainha Isabel II, o funeral e o dinheiro com o rosto do príncipe Carlos

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Foram entregues os Emmy, prémios que celebram o melhor da televisão. “Succession”, sobre a sucessão numa família riquíssima, foi considerada a série do ano. No Mundo real, outra sucessão colhia menos aprovação, já que Carlos é menos popular do que pickles nas sandes.

2

Amanhã será feriado no Reino Unido, coincidindo com o funeral da rainha. Tudo estará fechado, até supermercados. Tudo? Não, de certeza que os vendedores de ímanes com a cara de Isabel II ou t-shirts a dizer “Belinha, Eterna Saudade” vão arranjar maneira de permanecer abertos. Em homenagem, claro.

3

O Reino Unido começa agora o processo de mudar a cara que simboliza o país, seja nos selos, seja nas moedas e notas. O que é uma chatice, já que a moeda de uma libra vai passar a ser do tamanho de uma base para copos só para acomodar as orelhas.

4

O príncipe André e a ex-mulher, Sarah Ferguson, vão ficar a cuidar dos cães da raça corgi que eram da rainha Isabel II. Uma ótima notícia para André, já que os cães são menores de idade.

5

Existiram filas de vários quilómetros e esperas de mais de 30 horas só para ver o caixão da monarca passar. Que exagero, pá. Se ainda fosse para comprar bilhetes para os Coldplay.

6

E por falar em monarquias: o Governo de maioria absoluta de aa já escolheu o famoso CEO do SNS. O eleito é Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de S. João e crítico de Marta Temido. É o chamado “ai é? Então vai lá tu ver se fazes melhor!” enquanto fica de poltrona a assistir.

7

Fernando Araújo era também ele cronista aqui no JN, pelo que eu quero aproveitar esta coincidência de currículo para também me propor a algo do género. CEO da Gastronomia Nacional, pode ser? Prometo que nunca estarei de dieta, a bem da nação.

8

A semana também ficou marcada pelo regresso às aulas e pela notória falta de professores. Num país em que o Professor Karamba tem mais recursos para exercer a sua atividade do que um licenciado em Educação, está tudo explicado.