Secadores inclusivos

Investir na saúde capilar é um bom indício da autoestima (Foto: AdobeStock)

Lisos, entrançados ou encaracolados. O mercado está atento e já há equipamentos com acessórios para todos os tipos de cabelo. O futuro passa por personalizar.

Há muito que deixaram de ser itens exclusivos dos salões de cabeleireiro. Hoje, os secadores são dos equipamentos mais utilizados na área da beleza. E se antes eram os queridinhos apenas das mulheres, hoje já entram na lista de muitos homens. Não faltando por isso na maioria das casas. E sendo um dos equipamentos que quase todos procuram ter durante a estadia nos hotéis.

A história é curiosa. Em 1888, o cabeleireiro francês Alexandre Godefroy inventou o primeiro secador, que se ligava a um fogão. Isso mesmo. A invenção consistia numa capota de metal ligada a um tubo de chaminé de um fogão a gás e podia ser utilizada apenas no salão de beleza do inventor. Só em 1920 o aparelho se tornou portátil, graças à empresa americana Racine Universal Motor Company quando esta criou uma publicidade com uma senhora a usar um aspirador para limpar a casa e, ao mesmo tempo, com a ajuda de uma mangueira acoplada à saída de ar quente do aparelho, secava o cabelo.

Felizmente, o mercado foi evoluindo. Hoje, os aparelhos são mais leves, mais seguros e mais inclusivos. E trazem, normalmente, acessórios para todos os tipos de cabelo, difusores para caracóis, ondas e tranças. Canos mais finos para cabelos lisos. Pentes para cabelos afro. Um mercado em constante evolução que está cada vez mais focado na personalização.

“Mais do que acrescentar simples acessórios, a nossa missão é criar produtos especificamente dedicados aos diversos tipos de cabelo e penteados pretendidos para que a sua performance e resultados sejam perfeitos e satisfaçam totalmente os seus utilizadores.” As palavras são de Pedro Rocha, diretor de marketing e operações da Segrobe, empresa técnica de eletrodomésticos portuguesa sediada em Matosinhos, que detém a Bellissima. Para o especialista, é também de “extrema importância ter uma secador de qualidade de forma a minimizar os efeitos negativos da sua utilização, cabelo seco, quebradiço, sem brilho”. Fatores que podem “afetar a autoestima”. Por isso a necessidade de adquirir produtos com qualidade. Características como “o controlo eletrónico de potência, maior fluxo de ar, ionizador e revestimentos cerâmicos são cada vez mais valorizadas”.

Bellissima | Diffon Supreme | 149,99 euros
GKL | Topaz S2100 | 55,30 euros
Philips | 3000 Series | 23,99 euros
Remington | Air 3D | 88,17 euros