
A cor da roupa interior entra nas superstições do Ano Novo. E as lojas de lingerie vestem-se a preceito, com as cuecas a ganhar a corrida da procura.
Comer doze passas, pedir desejos, brindar com champanhe, subir a uma cadeira. As superstições na hora de entrar num novo ano não têm fim. E o azul na roupa interior para a sorte nos brindar em 2023 é um eterno clássico. Logo depois do Natal, as montras de lingerie vestem-se a preceito.
A Dama de Copas, que se dedica ao atendimento personalizado e à consultoria de lingerie, não foge à regra nas dez lojas que conta pelo país. E todos os anos, tenta apostar em alguns conjuntos nesta época. Pese embora, e esta é uma ressalva, seja um fenómeno muito pontual (limitado no tempo) e residual. “A primavera e o verão são o ponto alto da venda de lingerie. Mas no fim do ano, sobretudo nos dias 29, 30 e 31, é a cueca azul. E tem que ser nova, não é?”, comenta Inês Basek, consultora de bra fitting.
Normalmente, conta Inês, as mulheres procuram “o azul-bebé, um azul mais claro”. Poucas vão além das cuecas, mas também há quem queira o conjunto completo, para que tudo combine e nada seja deixado ao acaso. E existe, ainda, quem procure outras cores. O tradicional azul associa-se à saúde e bem-estar, talvez por isso seja o mais consensual. Ainda assim, há quem arrisque no vermelho, para que o amor bata à porta no novo ano. No amarelo, que atrai o dinheiro, no verde da esperança ou no branco da paz. Contudo, é o azul o campeão da procura. “Em Portugal, existe esta tradição. Mas, por exemplo, em Espanha é o vermelho”, atira.
Crendices à parte, o importante é escolher com cuidado. “Uma cueca mais alta se for usar um vestido muito cintado, por exemplo.” E, claro, “estar bem vestidos por dentro e por fora” para entrar em 2023 com o pé direito.
O conselho não serve só para as mulheres. O fenómeno também bate à porta dos homens – com os boxers azuis a ganhar destaque -, apesar de ser muito menos expressivo.
Afinal, o Ano Novo pode ser a desculpa perfeita para renovar a gaveta da roupa interior e, já agora, tentar garantir alguma sorte para os próximos 12 meses.





