Esta receita requer tempo, num momento de meditação na cozinha. Talvez seja uma das receitas mais trabalhosas que vos proponho, mas vale bem a pena.
Dicas práticas
Se tiver uma coloração esverdeada é porque contém substâncias tóxicas, deve rejeitar a batata. O conselho é para que escolha as que são firmes, com casca homogénea, sem cortes nem brotos. Não devem ser guardadas ao pé das cebolas (estas produzem e emitem gás etileno, que promove um amadurecimento mais rápido das batatas, que se degradam mais depressa).
Pães de batata com doce
Ingredientes
- 3 batatas pequenas
- 2 chávenas de farinha de aveia
- 2 chávenas de farinha de trigo
- 10 g fermento biológico seco
- 1 colher de sopa de azeite
- 200 ml bebida de soja (ou leite)
- 2 ovos
- 400 g doce de abóbora caseiro
- Comecei por cozer as batatas e amassá-las com um garfo, medindo uma chávena para utilizar na receita.
- Entretanto misturei uma colher de sopa de farinha com o fermento e a bebida vegetal morna. Mexi e deixei repousar cinco minutos enquanto preparei os restantes ingredientes: numa taça coloquei as farinhas, o azeite, os ovos, a batata amassada e, finalmente, a bebida vegetal com o fermento.
- Amassei com as mãos (se for necessário junte mais farinha ou bebida vegetal) até obter uma massa lisa e maleável. Levedou num local morno e seco até duplicar de volume.
- Dividi a massa em dez partes iguais, estendi-as com a ajuda de um rolo e coloquei uma colher de sopa de doce (usei de abóbora) em cada uma. Fechei cuidadosamente e formei pãezinhos que dispus num tabuleiro forrado com papel vegetal. Levedou mais 20 minutos antes de irem ao forno, onde cozinharam cerca de 30 minutos (ou até dourarem).
- Podem ser saboreados mornos ou frios e, se forem muito grandes, não se esqueça de dividir.