Quem disse que o Vinho do Porto é só para o inverno?

(Foto: Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Dois Late Bottled Vintage e três Tawny preenchem a Garrafeira desta edição.

Desfrutar de um cálice de Vinho do Porto junto ao calor de uma lareira é, de facto, um momento único, mas a vida do ex-líbris do Douro ultrapassa as fronteiras do período mais frio do ano. Duvida? Experimente colocar um Tawny na porta do frigorífico e ir consumindo. Após a abertura da garrafa, tem idealmente cerca de dois meses para saborear o vinho. Boas provas.


Dalva Colheita Tawny 2001

Douro
C. da Silva
Castas tradicionais do Douro
57,50 euros

A mestria de José Manuel Sousa Soares no trabalho de enologia revela-se uma belíssima homenagem ao Douro Património Mundial. O estágio em casco evidenciou-lhe as inúmeras qualidades, com destaque para a cremosidade e para o final acetinado. Uma explosão de sabores.


Martha’s Late Bottled Vintage 2017

Douro
Martha’s Wines & Spirits
Touriga-Nacional e Touriga-Franca
22,99 euros

O caráter frutado é a imagem de marca deste Late Bottled Vintage tão bem trabalhado e que promete continuar a crescer por mais uns anos. Apontamentos de café e chocolate potenciam-lhe as virtudes e conferem graciosidade a um todo-o-terreno de eleição.


Croft Reserva Tawny

Douro
Croft
Castas tradicionais do Douro
17 euros

Um Tawny que nos conquista de imediato pela cor – um elegante tijolo com gradação âmbar. E é precisamente essa elegância, em toda a prova, que o classifica como imbatível na relação qualidade-preço. O caramelo, evidente no nariz e na boca, é outro dos segredos do sucesso.


Ramos Pinto Late Bottled Vintage 2017

Douro
Ramos Pinto
Touriga-Nacional, Touriga-Franca, Tinto Cão e Tinta Barroca
23,50 euros

Um Late Bottled Vintage que não deixa ninguém indiferente e que possui um enorme potencial de envelhecimento. Muita fruta madura, muito sabor, com apontamentos de especiarias e um final encantador, onde sobressai a presença de chocolate.


Portal 10 Years Old Tawny

Douro
Quinta do Portal
Castas tradicionais do Douro
21 euros

Um Tawny bem arejado e extremamente harmonioso que, em boca, revela personalidade e complexidade. A paleta de aromas, com destaque para as notas de especiarias, entusiasma, assim como a suave presença da madeira. Excelente trabalho de enologia de Paulo Coutinho.


Nota: Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto