Publicidade Continue a leitura a seguir

Quatro vinhos à mesa de Portugal

A NM apresenta sugestões para diferentes carteiras

Publicidade Continue a leitura a seguir

Nesta edição, o Bloco de Provas da Garrafeira NM revela três tintos e um branco. Cada um de sua região. Em comum, a qualidade. Muita.

Cabeça de Toiro Grande Reserva 2016

Tejo
Enoport
Touriga-franca, cabernet sauvignon e alicante bouschet
33 euros

Com 12 meses de estágio em barricas de carvalho francês e 12 meses em garrafa, a edição comemorativa dos 25 anos da famosa marca produzida na Quinta de São João Batista resultou num tinto de cor rubi, aroma complexo e com as especiarias em destaque. O equilíbrio e o final de boca prolongado sublinham o esmero de um vinho com excelente capacidade de envelhecimento.


Isaac Assemblage 2015

Douro
Isaque Paiva
Vinhas velhas e tradicionais da região
150 euros

A beleza da garrafa impressiona. No interior, uma preciosa união de diferentes elementos e procedimentos, trabalhados com mestria. Dois terroirs, duas vinificações, dois estágios de 20 meses em barricas distintas, a que se seguiu a cirúrgica junção dos vinhos, assinada por Pedro Sequeira, complementada com quatro anos de estágio em garrafa. Um tinto saboroso, convincente, de fruta madura, elegante. Ou como o total é muito superior à soma das partes.


XXVI Talhas Tareco 2021

Alentejo
XXVI Talhas
Trincadeira, aragonês e tinta grossa
11,99 euros

Um tinto jovem, redondo e fresco, de caráter transparente. Autenticidade e tipicidade que seduzem, com destaque para o denso aroma a frutos vermelhos e o final amplo. Mais uma bem conseguida edição da singular homenagem aos pequenos produtores de vinho de talha de Vila Alva (Cuba) – os tarecos são os potes de barro onde os locais produzem em suas casas os vinhos –, resistentes e resilientes na defesa de um património único.


Quinta do Monte d’Oiro Reserva 2018

Lisboa
José Bento dos Santos
Viognier
20 euros

Agora de produção biológica, Francisco Bento dos Santos segue as pisadas do pai e apresenta um branco com história e que continua a ser uma preciosidade. De inspiração francesa, o rigor da vindima e do estágio, distribuído por diferentes tanoarias e tostas, resulta num vinho de deslumbrante nariz, floral e com apontamentos de fruta. A presença da madeira, na dose certa, proporciona um elegante volume e um final esplêndido e completo.


Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto