Quarenta vinhos que até o Pai Natal gostava de receber

(Foto: Pexels)

Na hora de escolher os melhores presentes para um brinde especial, a Garrafeira da “Notícias Magazine” dá uma preciosa ajuda. É só escolher…

Brancos, tintos, rosés, Portos, espumantes, aguardentes e até um colheita tardia. O mais barato custa 4,65 euros; o mais caro 490. Para facilitar as contas e as compras natalícias, definimos quatro patamares. Todos têm o selo de Excelência da Garrafeira da “Notícias Magazine”. Boas Festas. E boas provas.


ATÉ 15 EUROS


Naperão Loureiro Premium 2021

Vinho Verde
Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez
Loureiro
4,65 euros

O trabalho, persistente e diferenciador, da Adega Ponte da Barca e Arcos de Valdevez continua a somar vitórias. Como é o caso deste branco, um ilustre clássico do produtor, em que a enologia de José Antas Oliveira revela um vinho frutado e floral, com um final seco e encantador. Brilha diante dos mais diversos paladares e momentos.

Adega de Penalva Bical 2020

Dão
Adega de Penalva
Bical
7,5 euros

Mais um belo exemplar da Adega de Penalva. A enologia de António Pina explora, na perfeição, as características de uma casta tão especial como a Bical. O resultado é um branco algo misterioso, ligeiramente adocicado e que possui um registo frutado e floral aliciante.

Quinta do Côtto Rosé 2021

Douro
Montez Champalimaud
Touriga-nacional e Tinta Roriz
8 euros

A segunda edição deste rosé confirma as boas expectativas criadas no ano anterior e celebra da melhor forma o centenário da casa Montez Champalimaud. O vinho encanta pela frescura. Elegante, tem nos frutos vermelhos muito do seu charme e na equilibrada acidez o segredo do sucesso.

Restrito Tinto Colheita 2017

Douro
Restrito
Touriga-Nacional, Touriga-Franca e Tinta Roriz
8,50 euros

O projeto, iniciado em 2006, continua a somar êxitos. E este tinto é um belíssimo exemplo. Os seis meses em madeira proporcionaram-lhe elegância e equilíbrio. De cor grená e boa estrutura, o aroma a frutos vermelhos, com ligeiros apontamentos tostados, destaca-se. A polivalência gastronómica é trunfo arrasador.

JK Elpenor Blanc de Noir 2019

Dão
Julia Kemper Wines
Jaen
11,99 euros

Na Quinta do Cruzeiro, em Mangualde, seguindo orientação biológica, nasce um branco requintado. A cor, citrina brilhante, abre caminho a um vinho pleno de caráter e de cristalinidade. Ou não fosse de produção orgânica, preservando, assim, aromas e sabores. Perfeito.

Quinta da Lixa Reserva Alvarinho 2016

Vinho Verde
Quinta da Lixa
Alvarinho
13,50 euros

Um Reserva que convence os mais exigentes. Os solos de xisto e granito oferecem-lhe frescura e mineralidade. A madeira, sobriamente integrada, é a cereja no topo do bolo. O resultado da equação, quase artesanal, resulta em nota bem elevada. A acidez, a estrutura e a complexidade aromática tiram a prova dos nove.

Casa de Santar Reserva Branco 2019

Dão
1990 Premium Wines
Encruzado, Bical e Cerceal Branco
14 euros

Perfil consensual e de elevada qualidade. O aroma, fresco, exótico e amplo, a fruta, bem madura, e as notas de madeira, elegantes, resultam numa boa estrutura. Brilha como aperitivo ou a acompanhar os mais variados pratos, desde que sobriamente condimentados. Magnífico.

Dona Maria Amantis Reserva 2020

Alentejo
Júlio Bastos
Viognier
14,50 euros

Mas que bem tratada, pela enóloga Sandra Gonçalves, é a casta branca Viognier neste Reserva 2020. Uma clássica francesa – originária da região do Rhône – que tem nos vinhedos de Júlio Bastos, na região de Estremoz, uma nova pátria. Aveludado, com madeira e acidez no ponto. Excelente.

Martha’s Monte Ferreiro Reserva Branco 2019

Douro
Gold Mountains Company
Viosinho, Arinto e Códega do Larinho
14,99 euros

Um vinho de uma surpreendente polivalência, a que não é alheio o equilíbrio evidenciado em boca, graças a um significativo volume e a uma delicada textura, que se revelam harmoniosos, cativantes. Cristalino, com aroma de fruta tropical, a elegante presença da madeira, no final da fermentação e estágio, oferece-lhe requinte, fascínio. E faz toda a diferença.

Saturno Reserva Branco 2019

Alentejo
Herdade do Monte da Cal
Antão Vaz, Alvarinho e Arinto
14,99

Da Herdade do Monte da Cal, em Fronteira, nos arredores de Portalegre, nasce logo no ano de lançamento um reserva branco de eleição, que cativa pelo nariz, marcado por diversas notas florais. Extremamente frutado, com um volume de boca harmonioso e um final duradouro, mostra-se elegante e poderoso. Perfeito como aperitivo. Encantador.

Bons Ares Rosé 2021

Douro
Ramos Pinto
Cabernet Sauvignon, Tinta Barroca e Touriga-Nacional
15 euros

Uma estreia em grande, na versão rosé, de uma marca de referência da Ramos Pinto. A frescura, a estrutura e a forte capacidade aromática formam um triângulo equilátero, que, na boca, se revela redondo e extremamente sedoso. Nota alta.


ATÉ 25 EUROS


Paço dos Infantes Reserva Branco 2019

Alentejo
Herdade da Lisboa
Arinto, Alvarinho e Antão Vaz
16,50 euros

Um belíssimo branco, elegante, muito fresco, produzido na sub-região da Vidigueira e que, além de beneficiar das excelentes condições do território, possui na enologia de Ricardo Xarepe Silva e António Selas o segredo do sucesso. Nota alta para a elegância da madeira e para a cremosidade.

De Rua Reserva Tinto 2018

Douro
Tulha & Ribeiro
Touriga-Nacional, Touriga-Franca e Tinta Amarela
16,90 euros

As especiarias destacam-se num tinto que não esconde de onde vem (sub-região Cima Corgo) nem para onde vai – a polivalência de harmonizações encanta “gregos e troianos”. O teor dos taninos complementa essa irreverência aromática, que tão bem coabita com fruta vermelha e apontamentos florais. Um ano em carvalho francês encerrou um ciclo que conhece todo o esplendor quando servido ligeiramente fresco.

Quinta da Raza Special Family Collection N.º 1 Reserva 2019

Vinho Verde
Quinta da Raza
Alvarinho, Avesso e Azal
16,95 euros

Tal como o nome anuncia, trata-se de um vinho especial da família Teixeira Coelho. A secular tradição e a constante inovação fazem parte do ADN desta quinta, um dos símbolos da sub-região de Basto, e refletem-se neste branco intenso, frutado e de especiarias, onde os apontamentos de madeira, fruto de 12 meses de fermentação em barricas de carvalho francês, conferem complexidade e elegância.

Quinta do Pessegueiro Reserva Branco 2021

Douro
Quinta do Pessegueiro
Rabigato e Folgasão
17 euros

O produtor de Ervedosa do Douro continua a somar pontos. As notas tropicais e a presença da madeira são os principais trunfos deste branco que, dado o caráter guloso, se revela perfeito para acompanhar mariscos, mas que encanta em qualquer harmonização.

Conde de Anadia Reserva Branco 2019

Dão
Palácio Anadia Vinhos
Blend de Encruzado, Gouveio e Uva-Cão
18 euros

Nascido em Mangualde, nas vinhas dos históricos jardins do Palácio dos Condes de Anadia, trata-se de um Reserva Branco muito bem trabalhado. Um blend elegante que, na boca, se revela viçoso, macio, abrangente. Tradição e modernidade. Nota alta.

Portalegre DOC Branco 2018

Alentejo
Adega de Portalegre Winery
Bical
18 euros

A casta Bical, bem mais habitual em territórios beirões, revela neste branco uma sedutora excentricidade, mas sem nunca mascavar o ancestral ADN, fruto do berço que é a serra de São Mamede. Na relação volume-estrutura-frescura, o trabalho enológico construiu um singular triângulo de ângulos iguais.

Pequenos Rebentos O Caminho 2020

 

Vinho Verde
Márcio Lopes
Alvarinho
19,50 euros

Márcio Lopes traçou um longo e criterioso caminho de uma década até chegar a este vinho de eleição – frutado, aromático, equilibrado, com fim de boca prolongado. Um branco suave, mas com textura. Possui a tipicidade da sub-região de Monção e Melgaço, de solos graníticos, mas as notas de barricas, usadas, onde estagiou durante dez meses, conferem-lhe uma nova e sedutora dimensão.

Quinta do Monte d’Oiro Reserva 2018

Lisboa
José Bento dos Santos
Viognier
20 euros

Agora de produção biológica, Francisco Bento dos Santos segue as pisadas do pai e apresenta um branco com história e que continua a ser uma preciosidade. De inspiração francesa, o rigor da vindima e do estágio, distribuído por diferentes tanoarias e tostas, resulta num vinho de deslumbrante nariz, floral e com apontamentos de fruta. A presença da madeira, na dose certa, proporciona um elegante volume e um final esplêndido e completo.

Monte Cascas Grande Reserva Tinto 2015

Douro
Casca Wines
Vinhas Velhas – mais de 20 castas tradicionais do Douro
24 euros

A mineralidade é o ás do baralho de um vinho com inúmeros trunfos, imagem fiel de um produtor que tão bem sabe trabalhar as mais diversas referências com que se apresenta no mercado, independentemente da região. Um topo de gama sem custar uma fortuna.

Murganheira Vintage Bruto 2011

Távora-Varosa
Caves Murganheira
Pinot Noir
24,60 euros

Um espumante, pinot noir, de notável complexidade, elegante, que justifica plenamente a classificação “vintage” dada pelo produtor. Aroma a biscoito e textura cremosa são a base de uma natureza delicadamente frutada. Nota máxima.

Quinta do Vale Meão 10 Anos

Douro
F. Olazabal & Filhos
Castas tradicionais do Douro
25 euros

Após duas décadas de apurada seleção, chega ao mercado um Tawny de excelente qualidade, fruto da sabedoria enológica da família Olazabal e das condições de eleição da quinta fundada pela lendária D. Antónia Adelaide Ferreira. A paciente espera resultou num elegante Porto, de cor âmbar, com aromas de chocolate e café, afagados por ligeiras notas de casca de laranja e maturação em madeira, com um final extenso. Encantador.


ATÉ 50 EUROS


Dª Lurdes Madre de Água Encruzado 2014

Dão
Madre de Água
Encruzado
27 euros

Excelente trabalho enológico de Paulo Nunes, que potencia as características da casta Encruzado, apresentando um branco estruturado, com impressão digital cítrica e mentolada, reflexo da origem nas terras altas e graníticas de Gouveia. A matriarca da família não poderia ser melhor homenageada.

Quinta do Portal Tinto Grande Reserva 2019

Douro
Quinta do Portal
Touriga-Nacional, Tinta Roriz e Touriga-Franca
29 euros

Um grande vinho com assinatura de Paulo Coutinho. Aroma poderoso a fruta madura, entrelaçado por frescura silvestre. Com taninos presentes, mas já macios e harmonizados pelos 14 meses em madeira, promete crescer em garrafa. E caminhar para a perfeição.

Vinha do Colmeal Tinto 2019

Douro
Quinta de Ventozelo
Touriga-Nacional
31 euros *

Um magnífico tinto assinado por José Manuel Sousa Soares e produzido de maneira a sublinhar as inúmeras qualidades da mais popular casta portuguesa. A fruta, madura e de uma só vinha, seduz. Assim como a discrição da madeira e o equilíbrio revelado em boca. Saboroso e elegante.
* Vendido em duo com Quinta de Ventozelo Vinha da Serra

Casa de Vilacetinho Avesso Colheita Tardia 2017

Vinho Verde
Sociedade Agrícola Casa Vilacetinho
Avesso
34,99 euros (37,5 cl)

Não é apenas na cor (forte, carregada) que este Colheita Tardia monovarietal Avesso impressiona. Possui um caráter de tal forma expressivo que consegue conviver – e convencer – sozinho. Excelente trabalho enológico de Fernando Moura, fazendo jus à secular história deste produtor de Alpendorada, Marco de Canaveses.

Gricha Douro Tinto 2018

Douro
Churchill’s
Vinhas Velhas
34,99 euros

O nariz, com as especiarias a fazerem-se notar, anuncia uma delicada explosão de sabores. Na boca, mostra-se aveludado, complexo, onde sobressai um suave sublinhado mineral, que lhe confere preciosa frescura. John Graham e Ricardo Pinto Nunes merecem rasgados elogios.

Espumante João Portugal Ramos Alvarinho Grande Reserva 2014

Vinho Verde
João Portugal Ramos
Alvarinho
39,90 euros

Um sedutor espumante da casta alvarinho, com um perfil elegante e em que a fruta, citrina, lhe confere uma insinuadora irreverência. Perfeito para diferentes momentos, possui um final arrebatador. Excelente.

Plansel Grande Escolha Tinto 2016

Alentejo
Quinta da Plansel
Touriga-Nacional, Touriga-Franca e Tinta Barroca
45 euros

A caminho das bodas de prata, a quinta localizada em Montemor-o-Novo revela, nesta edição especial de três mil garrafas, o ADN de um projeto único. O esplendor da colheita de 2016 está nobremente vincado num tinto vivo, robusto e com uma encorpada delicadeza. Os cinco anos de estágio deram-lhe notoriedade, fizeram-no crescer e anunciam um período de ouro de evolução em garrafa. Magnífico.

Listrão dos Profetas Branco 2020

Madeira
Companhia de Vinhos dos Profetas e dos Villões
Listrão
49,50 euros

António Maçanita, o garimpeiro de terroirs extremos, volta a atacar e a surpreender. Desta vez, juntou-se ao madeirense Nuno Faria e, com a colaboração de produtores do Porto Santo, descobriu ouro. Maciço. Salinidade, fumo, frutos-secos, amanteigado, cremoso. Um branco em camadas. Único.


MAIS DE 50 EUROS


Dalva Colheita Tawny 2001

Douro
C. da Silva
Castas tradicionais do Douro
57,50 euros

A mestria de José Manuel Sousa Soares no trabalho de enologia revela-se uma belíssima homenagem ao Douro Património Mundial. O estágio em casco evidenciou-lhe as inúmeras qualidades, com destaque para a cremosidade e para o final acetinado. Uma explosão de sabores.

Myndru 2019

Alentejo
Herdade Aldeia de Cima
Alfrocheiro e Trincadeira
70 euros

Nascida no sopé da Serra do Mendro, a simbiose entre geologia, casta e clima resultou numa elegante estreia de inúmeras virtudes. Sobressaem, de forma delicada, os aromas de frutas vermelhas e as notas balsâmicas a arbustivos. O estágio de 12 meses em ânfora de gesso é muito mais do que o regresso às origens milenares alentejanas. É o segredo do sucesso de um vinho ancestral com imenso futuro.

Scala Coeli Tinto 2018

Alentejo
Fundação Eugénio de Almeida
Touriga-Franca
79,99 euros

Produzido desde 2005, Scala Coeli emerge das melhores vinificações de cada ano de castas menos tradicionais na região. Em 2018, a touriga-franca, a mais plantada no Douro, mereceu tal honraria. De aroma atraente, revela-se robusto, mas extremamente elegante. Nota máxima para a dupla de enólogos Pedro Baptista e Duarte Lopes. Joalharia pura.

Aguardente Velha Palácio da Brejoeira

Vinho Verde
Palácio da Brejoeira
Aguardente Vínica
99,99 euros

A cor, âmbar, é a belíssima porta de entrada numa aguardente muito especial. O nariz, esplendoroso, denuncia as origens. Obtida na destilação de vinho alvarinho, mostra-se suave, aveludada, fruto de uma produção praticamente artesanal, em que o carvalho francês faz emergir as inúmeras qualidades, sublinhadas num final de boca deslumbrante. Excelente.

Louriana XO Aguardente Velha

Lourinhã
Gurbom
Aguardente Vínica
99,99 euros

Se é verdade que beneficia de toda a tipicidade de ser produzida numa região demarcada de aguardente vínica, é importante sublinhar que a excelência que consegue alcançar só acontece pela forma perfeita como é produzida. O aroma frutado, com apontamentos de baunilha, café e frutos secos, fica na memória. Na boca, revela-se macia, doce e com um ligeiro e sedutor fumado. Esplêndida.

Quinta do Estanho +40 Anos

Douro
Quinta do Estanho
Castas tradicionais do Douro
104,99 euros

De uma escolha criteriosa das melhores parcelas de vinhas velhas desta histórica quinta na margem esquerda do rio Pinhão, e após um longo estágio em tonéis de carvalho, nasceu este Tawny perfeito. Aloirado e de perfil elegante, sobressaem as especiarias, o café torrado e um final amplo e distinto, numa extraordinária harmonia. Um brinde de eleição ao legado das mais nobres tradições durienses.

Foz Tua Porto White 40 Anos

Douro
Foz Tua
Castas tradicionais do Douro
135 euros

Um belíssimo exemplar, de edição limitada a 1200 unidades, e que, juntamente com um Tawny, fez com que o produtor de Carrazeda de Ansiães entrasse pela porta grande na comercialização de vinhos do Porto. A sedutora harmonia doçura-acidez assume protagonismo. A cor, âmbar, e o aroma a frutos secos, com apontamentos cítricos, revelam elegância. O final, infindo, é encantador.

Isaac Assemblage 2015

Douro
Isaque Paiva
Vinhas velhas e tradicionais da região
150 euros

A beleza da garrafa impressiona. No interior, uma preciosa união de diferentes elementos e procedimentos, trabalhados com mestria. Dois terroirs, duas vinificações, dois estágios de 20 meses em barricas distintas, a que se seguiu a cirúrgica junção dos vinhos, assinada por Pedro Sequeira, complementada com quatro anos de estágio em garrafa. Um tinto saboroso, convincente, de fruta madura, elegante. Ou como o total é muito superior à soma das partes.

Vinha da Micaela Tinto 2018

Alentejo
Herdade do Rocim
Vinhas velhas de Moreto, Trincadeira, Tinta Grossa, Alicante Bouschet e outras
186 euros

Catarina Vieira e Pedro Ribeiro assinam um vinho que conquista pela frescura e mineralidade. Nascido da mesma vinha do famoso Júpiter, revela a faceta vintage do Rocim e recupera, com inegável requinte, a genuinidade dos tintos alentejanos de outros tempos. A simplicidade é sempre a melhor fórmula para alcançar o sucesso. Notável.

Taylor’s Platinum Jubilee

Douro
Taylor’s
Castas tradicionais do Douro
490 euros

Se a perfeição existir no que aos Porto diz respeito, este “Very Very Old Tawny Port”, o primeiro com tal honraria, é isso mesmo. E logo para celebrar o Jubileu de Platina da entretanto falecida rainha Isabel II. Uma admirável compleição aromática e uma sedutora paleta de sabores surpreendem e convencem. Nota máxima.


*NOTA – Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto