Premiados trabalhos fotográficos publicados na NM

(Foto: David Tiago)

Fotografias de "Corredores da morte", de Leonel de Castro, e "Invictus", de David Tiago, publicadas em reportagens da "Notícias Magazine", foram premiadas na 13.ª edição da Estação Imagem.

Os fotojornalistas Leonel de Castro e David Tiago foram premiados no concurso Estação Imagem de 2022, com trabalhos fotográficos publicados na “Notícias Magazine”. “Corredores da morte” e “Invictus” são os galardoados na categoria Assuntos Contemporâneos e Desporto, respetivamente.

As fotografias de “Corredores da morte”, do fotojornalista Leonel de Castro, foram publicadas em fevereiro e agosto de 2021 na “Notícias Magazine”, juntamente com a reportagem intitulada “Despojos de guerra“. O trabalho, que continua em expansão, retrata as marcas físicas de quem lutou pelos movimentos independentistas durante a Guerra Colonial. As imagens premiadas mostram a realidade em Angola e na Guiné-Bissau.

(Foto: Leonel de Castro/GI)

Já “Invictus”, de David Tiago, acompanhou a reportagem “Escalar a vida sem amputar sonhos” da “Notícias Magazine”, de maio de 2022, que procura dar a conhecer a história de dois jovens que superaram as dificuldades físicas e se tornaram campeões na modalidade de escalada adaptada.

O vencedor da Estação Imagem 2022 foi Adra Pallón com o trabalho “Fogo e cinza”. O fotojornalista galego conquistou ainda duas menções honrosas na categoria de Assuntos Contemporâneos. Foram também distinguidos trabalhos dos fotojornalistas Rui Duarte Silva, José Sarmento Matos, Brais Lorenzo Couto e Alex Paganelli.

Nesta edição, o júri decidiu não entregar qualquer galardão para fotografia do ano ou na categoria de Arte e Espetáculo.

A 13.ª edição do Estação Imagem decorre em Coimbra e os vencedores foram anunciados e premiados no passado sábado, 17 de setembro, no Teatro da Cerca de São Bernardo. O júri foi constituído pelos fotojornalistas estrangeiros David Furst, Newsha Tavakolian e Daniel Berehulak.

Até 6 de novembro é possível visitar as exposições fotográficas desta edição, este ano com um trabalho do internacionalmente conhecido fotojornalista James Nachtwey, que será o líder do júri de 2023. O Estação Imagem distingue, em Portugal, trabalhos de profissionais nacionais, de países de língua oficial portuguesa ou da Galiza.