Polestar 2: estrela de luxo com muito brilho

O interior do Polestar 2 consegue ser minimalista e luxuoso. A versão Performance apimenta o modelo com prestações de desportivo

Começou por ser a divisão da Volvo responsável por modelos desportivos. Autonomizou-se e é, agora, uma marca de elétricos premium. A estreia é promissora.

A meio caminho entre uma berlina tradicional e um crossover, o Polestar 2 dá nas vistas e sobressai no meio do trânsito das nossas cidades, seja pelo traço acertado das suas linhas ou pelo porte que as fotos não conseguem transmitir. Mas se a aposta estética parece ganhar à partida, o que vale o modelo, desenhado na Suécia e fabricado na China? O interior é minimalista, bem desenhado, de construção robusta e luminoso. Não gostámos da consola central demasiado elevada e intrusiva. A versão ensaiada, a Long Range Dual Motor, estava equipada com o Pack Performance, que eleva a potência para os 476 cavalos e os 680 Nm de binário. Tem um comportamento rigoroso (amortecedores Öhlins e travões Brembo), que permite bons momentos ao volante, embora o conforto se ressinta. O equipamento é completo (há poucas opções para facilitar a vida ao comprador, diz a marca) e os sistemas de segurança honram os pergaminhos da Volvo. Menos bem está a autonomia, anunciada para 487 quilómetros mas que se ficou pelos 390. A assistência é assegurada pelos concessionários Volvo. A unidade testada custava 69 900 euros.

Preços
O Polestar 2 mais barato custa 53 400 euros (só um motor e 231 cavalos). Segue-se o Long Range Dual Motor, por 56 900 euros, e a versão que ensaiámos.

Dimensões
O comprimento é de 4,60 metros, a altura de 1,47 metros e a largura atinge os 1,95 metros. A bagageira leva 405 litros e, na frente, há outro compartimento.

Google
Este é primeiro carro com um sistema Android Automotive nativo. Ou seja, temos acesso ao Google Maps, Google Assistant e à Play Store.