Plantome. Um hotel para plantas

Aberta há mais ou menos dois anos, a loja Plantome, em Lisboa, passa agora a disponibilizar um serviço que pretende “melhorar o verão” dos seus clientes habituais.

Para André Mota, 22 anos, designer de formação, o bichinho nasceu com o pai, Nuno Mota, arquiteto paisagista de profissão e louco por plantas. “Desde pequeno que fui tendo cursos sem saber”, resume, com graça, o filho. E assim o fascínio de Nuno foi-se fazendo o fascínio de André, ao ponto de decidirem que o que fazia sentido era mesmo lançarem-se num negócio conjunto. Em setembro de 2020, perto das Torres de Lisboa, nascia então a Plantome, que até começou por ser “só” uma loja de plantas. Mas do “plant styling” – que, como explica André, passa por escolher as plantas certas para um dado espaço – rapidamente passaram para a manutenção de espaços (“ir cuidar delas ao local onde se encontram”). E daí para um conceito mais disruptivo: nada menos do que um hotel para plantas.

“Fomos criando uma relação com as pessoas que nos visitam e com os clientes que nos compraram plantas e percebemos que, muitas vezes, quando as pessoas vão de férias, estas acabam por adoecer ou morrer.” Além dos clientes que, simplesmente, não gostam de as deixar sozinhas. A ideia é, portanto, “melhorar o verão das pessoas e garantir que as plantas ficam bem tratadas e saudáveis”. O serviço tem a duração mínima de uma semana e estará disponível entre meados de julho e início de setembro. Já o preço dependerá sempre do tamanho e da tipologia das suites. Mas vai dos 5 aos 25 euros semanais. A Plantome disponibiliza ainda um serviço de transfer para o hotel, mediante orçamento.

O hotel funcionará no mesmo espaço da loja. Não numa área específica, mas em várias zonas do estabelecimento. “Já sabemos quais são os sítios ideais para cada uma ficar. Umas precisam de sol direto, outras de luz indireta, outras de meia sombra. Umas de muita humidade, outras de ambientes mais secos.” É a análise de todas estas variáveis que vai ditar onde cada planta passará as suas férias na Plantome.

E, afinal, podem garantir que as “hóspedes” chegarão ao fim da estadia sãs e salvas? Garantir não. Mas, à chegada, cada planta é rigorosamente analisada pela equipa, que além de André e Nuno, inclui mais dois arquitetos paisagistas e um engenheiro agrónomo. Regista-se a condição fitossanitária, faz-se a desinfeção, asseguram-se todas as condições para a estadia. “Se estão saudáveis, não lhes acontecerá nada. Mas, no caso improvável de uma planta morrer, comprometemo-nos a oferecer uma semelhante.”