Peugeot 308: um leão com as garras de fora

São mantidos os motores diesel e a gasolina, mas o destaque vai para os híbridos, capazes de percorrer 60 km a eletricidade

O 308 é um dos modelos mais importantes para a marca francesa. Ainda sem uma versão 100% elétrica, é ao híbrido plug-in que cabe o rótulo de “mais verde” da gama.

A Peugeot tem na estética dos seus modelos, há décadas, uma das suas armas. Juntou-lhe motorizações eficientes e fiáveis e bons comportamentos em estrada para fazer modelos de sucesso. E o novo 308 tem tudo isso. Linhas agressivas, com arestas bem vincadas, uma grelha que recupera o antigo símbolo da marca e algo não muito comum nos automóveis: é tão bonito em foto como ao vivo. A versão que ensaiámos, a GT Line, tem um motor 1.6 turbo a gasolina de 180 cavalos que, auxiliado por um motor elétrico, atinge uma potência combinada de 225 cavalos. Com consumos que foram dos 1,1 l/100 km – em circuito urbano e nos 58 quilómetros de autonomia que a bateria nos permitiu – aos 7,5 litros num ritmo mais apressado. No interior sobressai o moderno i-Cockpit, cujo painel de instrumentos configurável tem um efeito tridimensional. Os materiais continuam em alta, contribuindo para uma elevada sensação de conforto a bordo. Em termos de comportamento, este 308 consegue ser confortável e seguro, quando chamamos à liça todos os 225 cavalos. Custa a partir dos 40 070 euros.

Preço
A versão a gasolina ( 1.2, de 130 cavalos) começa nos 32 020 euros, a diesel arranca nos 36 020 e a híbrida plug-in (180 cavalos) nos 38 570€ euros.

Equipamento
O 308 tem quatro câmaras que permitem uma visão a 360º, cruise control adaptativo, volante aquecido e sistema de manutenção na via.

Dimensões
Com 4,36 metros, o 308 é 11 centímetros mais comprido do que a geração anterior. Tem 1,85 m de largura e a bagageira leva 361 litros (versão híbrida).