Pés, corda e proteção. O ABC da escalada

(Foto: Pexels)

Começar a praticar este desporto requer cuidados e acompanhamento, mas também conforto. Escolher materiais e vestuário de qualidade é importante para ter liberdade de movimentos e evitar lesões.

Pés de gato calçados, capacete colocado, cordas no lugar. Está tudo pronto para começar a escalar. O desporto tem ganhado adeptos, principalmente com o aumento da prática indoor. Mas, quer seja dentro ou fora de portas, praticar escalada exige a escolha correta dos materiais, para evitar lesões, maximizar a performance e garantir a segurança.

Para quem está curioso em experimentar, a primeira recomendação de Jorge Simões, diretor de marketing da Sport Zone, é procurar ajuda especializada. À semelhança do início de qualquer outra atividade, diz, “o primeiro pilar passa por ter as noções básicas sobre esse desporto”. Para isso, é essencial “apoio especializado”.

Para quem quer experimentar escalada, mas não tem contactos na área, procurar associações desportivas pode ser uma boa opção, pedindo conselhos para iniciar e recomendação de instrutores.

Em segundo lugar, “o material a utilizar deve ser de qualidade e adequado à prática”, outro pilar fundamental para qualquer iniciante. Aqui, deve também ser utilizada a experiência de um instrutor ou de algum praticante mais velho e também se poderão tirar algumas dúvidas junto dos especialistas das lojas de desporto.

Dentro e fora de portas

“No caso da escalada, há desde logo que diferenciar entre escalada exterior e escalada interior”, que exigem diferentes materiais, salienta Jorge Simões. “Normalmente, quem inicia esta modalidade começa por indoor, com um instrutor, e é a esse instrutor que deve pedir sugestões de material e de preparação para evoluir.”

Nos últimos anos, a prática de escalada interior tem vindo a aumentar, com cada vez mais espaços dedicados à atividade. Mas quer seja para escalar um monte ou uma parede interior, o profissional alerta que “o primeiro investimento deve sempre serem aulas práticas com um instrutor competente”. “Depois sugerimos que se adquiram os materiais básicos e obrigatórios para a escalada: pés de gato e roupa desportiva confortável.”

No vestuário, “deverá ser privilegiada roupa desportiva que permita agilidade e facilite os movimentos, que não crie obstáculos e que permita o máximo de conforto na prática.” Apesar das cordas, capacetes ou arneses terem uma oferta mais restrita, com algumas marcas especializadas neste desporto a roupa tem propostas mais amplas. “Desde as conhecidas t-shirts Nike ou Adidas, ou marcas de outdoor mais especializadas como The North Face ou Columbia.” Qualquer que seja a marca ou o preço, o principal objetivo é o conforto das roupas e a segurança dos materiais, para que escalar seja a única preocupação quando está diante da parede.

Black Diamond | Corda | 156,99 euros
Edelrid | Capacete | 45 euros
Petzl | Arnês | 55 euros
Simond | Pés de gato | 55 euros
Singing rock | Bolsa de giz | 41,99 euros
Adidas | Leggins escalada | 65 euros