Os vinhos de verão não se enterram na areia

Cinco brancos para desfrutar no período mais quente do ano.

Sempre que entramos no período estival, não faltam lançamentos que pretendem ir ao encontro das preferências dos consumidores. Os brancos estão no topo. E é precisamente com cinco brancos de outras tantas regiões que preenchemos esta edição. Uns, mais simples e frescos, mostram-se ideais para acompanhar uma refeição ligeira ou para petiscar; outros, com alguma complexidade e volume, revelam-se perfeitos para pratos mais elaborados. Boas provas.


Quinta do Pessegueiro Reserva Branco 2021

Douro
Quinta do Pessegueiro
Rabigato e Folgasão
17 euros

O produtor de Ervedosa do Douro continua a somar pontos. As notas tropicais e a presença da madeira são os principais trunfos deste branco que, dado o caráter guloso, se revela perfeito para acompanhar mariscos, mas que encanta em qualquer harmonização.


Cabeça de Toiro Reserva Branco Fernão Pires Terroir 2021

Tejo
Enoport Wines
Fernão Pires
9,99 euros

Uma auspiciosa estreia da nova referência da “família” Cabeça de Toiro. Fruta generosa, com um aroma tropical intenso, e uma encantadora doçura sublinham as primeiras impressões. Nota alta para o final, em que a acidez e a madeira se fazem notar com elegância.


Borges Quinta de Simaens 2021

Vinho Verde
Vinhos Borges
Loureiro, Avesso, Azal e Trajadura
6,89 euros

Apesar do aroma sedutor, com forte perfil cítrico e apontamentos florais, é pela boca que nos conquista definitivamente, graças à elegância e ao equilíbrio com que se manifesta. A paleta de harmonizações joga a seu favor. No entanto, revela-se um exímio aperitivo.


Adega de Penalva Bical 2020

Dão
Adega de Penalva
Bical
7,5 euros

Mais um belo exemplar da Adega de Penalva. A enologia de António Pina explora, na perfeição, as características de uma casta tão especial como a Bical. O resultado é um branco algo misterioso, ligeiramente adocicado e que possui um registo frutado e floral aliciante.


HMB Branco Curtimenta 2020

Alentejo
Herdade do Monte Branco
Arinto e Antão Vaz
28 euros

Magnífico trabalho da dupla de enólogos José Figueiredo e António Ventura. Uma edição limitada em que a frescura cítrica e mineral é, desde logo, o que sobressai neste branco de redobrada intensidade aromática. Na boca, revela uma personalidade muito bem estruturada.


* Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais. As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto