Olivia Jeans. Folhos em peças românticas

Raquel Neves criou a marca Olivia Jeans

Olivia Jeans é uma marca de roupa feminina, prática e portuguesa da cabeça aos pés. O adorno franzido é a sua imagem. Calças, calções, jardineiras, macacões, à venda online.

Tudo começou num curso de costura e numas calças de ganga pouco convencionais. Raquel Neves, então designer numa empresa de cozinhas, à volta de desenhos 3D, decidiu experimentar um workshop pós-laboral. “Sempre tive muito jeito para costura, trabalhos manuais, decoração”, conta. Mais do que um passatempo, mais do que querer ocupar espaço livre na agenda e aliviar a cabeça depois das horas de expediente, havia paixão e amor. E os jeans com folhos na cintura, que costurou nesse curso em 2015, seriam o embrião da Olivia Jeans, a marca de roupa que não tardou a crescer.

Há dois anos que se dedica por inteiro à sua criação. Calças, calções, jardineiras, macacões, vestidos, casacos, e, mais recentemente, blusas. “Peças simples, práticas e elegantes”, descreve. A imagem de marca são os folhos. Folhos em golas, em bolsos. Nos braços, nas pernas, na cintura. Raquel Neves sempre gostou desse adorno franzido, de pregas, e o que era uma tendência na ocasião tornou-se uma permanência nas suas mãos. Ou seja, folhos com lugar cativo e que nunca passam de moda.

“As peças são diferentes, os próprios modelos, o tipo de confeção.” Tudo feito à mão. Uma marca 100% nacional, com uma linha romântica. “Não são peças extravagantes, são simples e discretas que acabam por diferenciar o look”, refere. As jardineiras Mimi, de linho com flores estampadas, são o modelo mais vendido.

Raquel Neves está atenta aos desejos femininos e às necessidades do momento. A oferta é variada e nunca está fechada. Numa primeira fase, apostou em partes de baixo, depois, perante a procura, investiu em peças de cima. Usa linhos, algodões, malhas com algodão. Reaproveita panos que sobram de rolos, desperdícios, para criar novas peças e best-sellers a preços mais em conta, num projeto que batizou de “Infinite Mimi.”

Não abre mão da qualidade, do design e do conforto, e acredita que uma mulher não passa despercebida com um artigo Olivia (o nome veio de Olivia Palermo, socialite norte-americana). A venda é exclusivamente online, através do site da marca, os preços começam nos 49 euros.

Nos planos, está a abertura de um showroom em Lisboa. E continuar a aumentar o catálogo com roupa que transmite serenidade. A missão está traçada desde o início. “Queremos que todas as Olivias se sintam únicas e especiais.” Com folhos, claro.