O verão está a acabar, mas não tem de dizer adeus ao bronzeado

Descubra como prolongar o bronze

Existem formas de realçar o bronze de verão, que vão da maquilhagem à manicure, passando pela roupa que vestimos. A Notícias Magazine falou com uma nail artist, uma maquilhadora e uma stylist que contam os segredos para valorizar o brilho dourado da pele na estação mais quente do ano.

O regresso ao trabalho e às aulas está próximo e de certeza que vai querer mostrar o novo bronzeado aos colegas e destacar as horas ao sol. Optar por tons de unhas que deixam o bronze em evidência pode ser uma estratégia.

Para os que apreciam uma manicure mais discreta, as cores claras são o ideal, desde o branco, branco leitoso, rosa ou azul bebé aos tons pastéis. No entanto, o branco será a melhor solução apenas para aqueles que estão bastante bronzeados, devido ao contraste. Para os que não estão tão morenos, mas desejam realçar a cor que têm, então os néons são a escolha certa, já que, por serem tão acesos, dão a ilusão de uma pele mais dourada e são também os preferidos daqueles que gostam de uma manicure chamativa. Nos pés, a mesma coisa.

Este verão, as cores em que mais se aposta, além dos clássicos tons brancos e pastéis, são o rosa e o coral néons. Mas também o verde, o laranja e o amarelo garantem a ilusão de uma pele mais morena, segundo Tiffany Cruz, nail artist e proprietária do espaço Miss Beauty há dois anos. E não nos podemos esquecer da extensão: quanto maior, mais chamativa.

Miss Beauty – unhas rosa neón com pó de sereia

Quando pensamos em pele bronzeada, imaginamos maquilhagem com tons terra e dourados e peles com bastante glow. Para conseguirmos este acabamento, em primeiro lugar é obrigatório cuidar da pele todos os dias, durante o ano inteiro. Uma pele bem cuidada é mais de meio caminho andado para um resultado brilhante numa maquilhagem. Quem o diz é Francisca Casqueira, a trabalhar na área desde 2013.

Depois de hidratar o rosto e utilizar um corretor de olheiras em pontos que pretende aperfeiçoar, a maquilhadora profissional aconselha o uso de um blush creme em tons terra ou coral e um iluminador com brilhos dourados. Aplica-se um spray fixador e a pele está pronta, em menos de cinco minutos. Nos olhos pode-se simplesmente usar por toda a pálpebra o iluminador que usou no rosto e uma máscara de pestanas.

Para quem preferir uma maquilhagem mais arrojada, após hidratar devidamente o rosto, pode usar uma base adequada ao tipo de pele, um corretor de olheiras, blush e um iluminador em creme nos tons sugeridos acima. De seguida, deve-se fixar levemente com um pouco de pó translúcido, que garante maior durabilidade, além de retardar o aparecimento de brilhos indesejados, principalmente em peles com tendência oleosa.

Quem gostar, pode aplicar um bronzer para aquecer o rosto, conferindo ainda mais um ar de verão à maquilhagem, imaginando um “três” que começa na lateral da testa, passa pelas maçãs do rosto e termina no maxilar. Pode ainda reforçar o blush e o iluminador com produtos em pó e usar um spray fixador.

Maquilhagem: Francisca Casqueira, maquilhadora profissional

Nos olhos, pode esfumar no canto externo uma sombra castanha e iluminar o canto interno com um tom dourado, aconselha Francisca. De seguida, esfume ao de leve um eyeliner junto à raiz das pestanas, coloque máscara “et voilá, pronta para arrasar”.

Maquilhagem: Francisca Casqueira, maquilhadora profissional

Também no vestuário pode e deve usar e abusar das cores que ajudam a enaltecer a pele bronzeada. Este ano, as mais usadas são as vibrantes, como os laranjas, limas, amarelos e verdes, passando pelos fluorescentes, que destacam, na perfeição, as peles morenas. Viviana Magalhães, stylist trainer, aponta que outra cor que nunca sai de cena é o branco.

Relativamente aos cortes, estes variam de designer para designer, desde as peças mais românticas em renda ou crochet, passando por versões mais sexys e ousadas. As tendências deste verão são as peças “cut-out” (pequenos recortes nas peças que permitem que a pele espreite através do tecido), os decotes mais fundos (na frente ou nas costas), os ombros descaídos e as aberturas nas saias e vestidos, as chamadas splits.

A profissional na área da moda destaca outra grande tendência deste ano: as peças em crochet ou macramé. Desde vestidos a coletes, passando por tops que se podem sobrepor a vestidos ou camisas. Conseguem encontrá-las em lojas de fast fashion, mas “nada como usar uma peça feita à mão e comprar aos nossos artesãos”, sugere Viviana.

Styling: Viviana Magalhães
(Foto: Carlos Teixeira)

Dependendo do estilo e da personalidade de cada um, não faltam opções para mostrar aquela pele bronzeada e saudável de verão. Há ainda as transparências, os brilhos, as minissaias e os crop tops que são boas adições ao guarda-roupa, para quem gosta e se sente confortável em mostrar pele.

Styling: Viviana Magalhães (Foto: Carlos Teixeira)