Publicidade Continue a leitura a seguir

O seu local de trabalho é saudável? Veja aqui

São quatro os domínios fundamentais avaliados para perceber se um local de trabalho é saudável

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há cada vez mais entidades interessadas em ter práticas saudáveis nas suas empresas. Mas quais são estas práticas? A Ordem dos Psicólogos lança a quarta edição do prémio que distingue organizações que promovem locais de trabalho com segurança, bem-estar e saúde para todos os trabalhadores.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem o conceito definido. Locais de trabalho saudáveis “são aqueles em que todos os membros da organização cooperam de algum modo no melhoramento contínuo da segurança, saúde e bem-estar”. Quem o explica é Cristina Pereira, membro da direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), reforçando que estas são entidades que veem “os trabalhadores como pilares fundamentais” na estratégia de prevenção e intervenção na saúde ocupacional.

“É no trabalho que passamos grande parte da vida”, alerta a psicóloga. Por isso, a forma como as necessidades dos trabalhadores são atendidas, os espaços de trabalho e a própria remuneração são importantes para o bem-estar de cada um. No final, refere Cristina Pereira, o objetivo é ter trabalhadores que se aposentem em boas condições de saúde, não podendo ser o emprego um fator de desgaste.

Para avaliar concretamente as práticas de um local de trabalho são tidos em conta quatro domínios: o trabalho, a própria organização, as relações interpessoais e o desenvolvimento pessoal e de carreira. Âmbitos que envolvem todos os trabalhadores, desde o mais alto ao mais baixo na hierarquia organizacional.

Apesar de os quatro domínios serem complexos e envolverem diversas questões, há estratégias fundamentais a ter em conta. Cristina Pereira indica que uma das primeiras ações a implementar é conhecer os fatores que levam ao stress dos trabalhadores. “Se levam trabalho para casa, se não tiram as devidas férias, se existem metas irrealistas”, ou, em situações mais sérias, se existem casos de discriminação, por exemplo.

Depois de conhecer os fatores, é igualmente importante “estar atento a sinais físicos e psicológicos”. Cansaço, falta de energia, ansiedade, tristeza inexplicada, insegurança ou desmotivação são algumas das bandeiras que indicam que existe um problema de saúde com um trabalhador. Esse passo, sublinha a psicóloga, tem a chave do sucesso na colaboração de todos. “É preciso estar atento ao colega.”

“Adotar estratégias ativas de prevenção do stress” é outro dos pontos referidos por Cristina Pereira como fundamentais. Estratégias essas que passam por rever o espaço físico de trabalho (para se adequar a cada função), promover a boa relação entre colegas e assegurar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. No final, deve sempre “haver abertura para encontrar soluções conjuntas”, contando com o contributo de cada trabalhador para perceber quais as ações mais pertinentes para o seu bem-estar.

Benefícios para todos

Cristina Pereira, dirigente da OPP, lembra que “a saúde no trabalho é um tema de saúde pública” e que o seu não cumprimento acarreta riscos, “como a perda de capital humano”. Promovendo a segurança, saúde e bem-estar são fomentados benefícios como o aumento “dos índices de motivação e produção”, contribuindo para uma empresa “crescer de forma sustentada no mercado”. Os impactos são nos próprios trabalhadores, nas organizações e na economia em geral. “Quando promovemos a saúde física e psicológica dos trabalhadores, reduzem-se custos e aumentam-se vantagens para trabalhadores e empregadores.”

A importância de um local de trabalho saudável aplica-se, avança Cristina Pereira, a pequenas, médias e grandes empresas, do setor privado, público ou social. Mas cada instituição é diferente, acarretando riscos e exigências diferentes. Por isso, “cada organização tem de olhar para si e perceber o que pode ser desenvolvido”, em conjunto com os seus trabalhadores.

Para a psicóloga, a pandemia veio acrescentar pertinência à saúde psicológica no emprego. O aumento de consciência para esta questão leva Cristina Pereira a acreditar que, atualmente, todas as organizações têm o mínimo de preocupação em ter um local de trabalho saudável. Para ajudar as organizações a alcançar a segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores, a OPP desenvolveu a página web “Mais Produtividade”, que serve como guia para locais de trabalho que pretendem ser saudáveis.

Além dessa ajuda, a OPP avança agora para a quarta edição do Prémio Locais de Trabalho Saudáveis, procurando distinguir organizações com práticas promotoras da segurança, bem-estar e saúde no local de trabalho. A participação este ano é gratuita e as inscrições estão abertas até 18 de fevereiro.

Após dois anos de pandemia, em que as organizações se puderam adaptar a novas formas de trabalho e preocupações e pelo caráter gratuito da presente edição, Cristina Pereira mostra-se positiva, prevendo um aumento do número e da qualidade das inscrições.

Todas as candidaturas que cumpram 60% dos requisitos recebem o Selo Local de Trabalho Saudável. Já as três pontuações mais elevadas são as grandes premiadas. Em parceria com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, a OPP deseja que este prémio sirva de exemplo e fomente a replicação de boas práticas em diversos locais de trabalho.