O bê-a-bá de uma rotina de pele simples e barata

Manter uma rotina de cuidados que lhe proporciona bons resultados não está afinal fora do alcance do comum dos mortais

Cuidar da pele não é um bicho de sete cabeças. E engana-se quem pensa que ter hábitos de beleza é caro. Produtos acessíveis e de boa qualidade podem ser encontrados em qualquer supermercado. Basta saber procurar.

As marcas brancas dos supermercados vieram para ficar. Grandes superfícies como o Continente, Pingo Doce, Aldi e Lidl têm apostado em produtos próprios que garantem satisfazer o cliente. A evolução é notória e a aposta em “soluções mais específicas para os cuidados da pele” é crescente, desvenda-nos Ana Leonor Silva. A maquilhadora menciona ainda que agora existem “séruns com Vitamina C, retinol ou ácido salicílico”, componentes que só eram encontrados em marcas mais caras.

Assim, produtos de cosmética e cuidado de pele a preços acessíveis não são difíceis de encontrar. Marta Ferreira, farmacêutica e criadora do blogue “A pele que habito”, recomenda marcas baratas presentes em qualquer grande superfície.

Prometendo cuidar da nossa pele de uma forma simples, mas eficaz, marcas como a MyLABEL, do Continente, e a Cien, do Lidl, têm alcançado inúmeros prémios no que toca à qualidade e ao gosto do consumidor: a MyLABEL com o prémio Top Beleza 2022 e a Cien com o prémio Escolha do Consumidor 2022. A Be Beauty, do Pingo Doce, também não fica atrás, tendo um dos seus produtos vencido o prémio do European Private Label Awards, na categoria de Cuidados Pessoais.

Com uma forte aposta no mercado de beleza, a MyLABEL é uma das que procura oferecer produtos de boa qualidade aos melhores preços, adaptando-se “às necessidades e aos desejos dos consumidores portugueses”. A gama surgiu para “democratizar o acesso aos produtos de beleza de elevada qualidade” e tem fidelizado cada vez mais pessoas, garante à NM fonte oficial da Sonae que ainda refere um crescimento de 25% nos últimos 12 meses e um rendimento de cerca de 18 milhões de euros em vendas por ano.

Por isso, esqueça a ideia de que para ter uma boa pele terá obrigatoriamente de abrir os cordões à bolsa. Há produtos básicos que aparentemente fazem milagres revitalizando a pele, se for seguida “uma rotina que permita a limpeza, hidratação e proteção solar “, avança Marta Ferreira. Produtos como o sérum de rosto The One e o óleo e creme de corpo Glow, ambos da MyLABEL, são dois dos preferidos, uma vez que prometem combater os sinais de envelhecimento, aumentar a firmeza da pele e proporcionar máxima hidratação.

A nível de maquilhagem, a escolha depende dos gostos de cada um. Ana Leonor Silva ressalta a “no-makeup, makeup” como o ideal para quem não tem tempo durante a correria do dia a dia para se arrumar e pretende alcançar um look mais natural. Formada em dermocosmética, a instagrammer é conhecida por falar e demonstrar cuidados com a pele e maquilhagens simples diariamente. E nas suas escolhas cabem produtos low-cost como bases, máscaras de pestanas e hidratantes labiais para alcançar, de forma acessível, a tão desejável aparência “fresca, saudável e descansada”.

Manter uma rotina de cuidados que lhe proporciona bons resultados não está afinal fora do alcance do comum dos mortais. E, neste campo, nem o design das embalagens foi deixado ao acaso. Muito menos as práticas sustentáveis.

Lidl | Creme de rosto Cien | 2,99 euros
Continente | CC Cream Claro My Label | 4,89 euros
Aldi | Gel de limpeza facial Biocura | 3,25 euros
Mercadona | Creme de mãos Deliplus | 0,95 euros
Auchan | Gel de banho Cosmia | 1,49 euros
Pingo Doce | Tónico de Beleza Be Beauty | 1,39 euros