Antes de as aulas começarem é preciso preparar a lista daquilo que vamos precisar. E não nos podemos esquecer da mochila, essencial para carregar todo o material.
A mochila é normalmente uma das compras favoritas no regresso às aulas, já que é muito reveladora da personalidade de cada um. A escolha deve ter em conta alguns fatores como conciliar estilo e conforto. E não basta ser uma mochila trendy, é fundamental mantê-la organizada. Mas não só. Os especialistas alertam que a maioria dos estudantes carrega às costas um peso acima do recomendado – a mochila deve pesar até 10% do peso corporal. Há ainda uma forma correta de a carregar e deve-se alertar as crianças e jovens que pendurá-la apenas num ombro acabará por lhes afetar a coluna.
Os pais podem ajudar os filhos a fazer um calendário das aulas para que estes levem na mochila apenas o material que será usado em cada um dos dias. E quando a carga é muita, deve-se levar uma mala extra para dividir o peso. Para as crianças, é recomendada a utilização de mochilas com rodinhas, facilitando o transporte quando o peso é maior.
Existem vários modelos pensados para os mais novos com personagens dos desenhos animados preferidos. No sentido de proporcionar maior conforto, o ideal são mochilas equipadas com alças de ombros e apoio lombar e alça de peito para um ajuste perfeito, além de uma etiqueta de identificação e detalhes refletores.
Para os estudantes mais velhos, que precisam de transportar o computador, há várias soluções, seguras e estilosas. Umas mais rijas, outras mais flexíveis, umas coloridas, outras simples. Existem também à venda mochilas antirroubo, desenhadas com um sistema de segurança duplo, e resistentes à água, ideais para os dias de chuva.