MG5: Proposta ousada num mundo de SUVs

A MG5 é a aposta do fabricante chinês SAIC no segmento C. Um desafio arriscado, num mundo onde o SUV é rei

Num mercado em que o consumidor faz juras de amor aos desportivos, a marca britânica lançou a primeira carrinha elétrica.

Há quem lhe chame a “low-cost” dos elétricos, mas o MG vai fazendo o seu caminho com uma oferta que também contempla híbridos plug-in, passando por um modelo (o ZS), com versão também a gasolina. A MG5 destaca-se por ser carrinha e totalmente elétrica. A frente é esteticamente apelativa e ao vivo sobressai a sua altura, um pouco acima do normal. Vende-se em duas versões, de 176 e 156 cavalos (a que ensaiámos), oferecendo, respetivamente, 320 e 400 quilómetros de autonomia. A marca anuncia um consumo de 15,25 kWh/100 km, nós conseguimos 16,2 KWh e não dispensando o ar condicionado. Ou seja, podemos contar com uns confortáveis 370 quilómetros de autonomia. O comportamento da MG5 está claramente virado para o conforto e, gosto pessoal, não lhe ficaria pior um pouco mais de firmeza. De igual modo, a direção peca por ser demasiado leve, isolando-nos do que se passa com a estrada. A montagem é robusta, os materiais medianos e o sistema de infoentretenimento está um pouco datado. Uma proposta única no mercado para quem quer um familiar a partir dos 35 600 euros.

Dimensões
A MG5 tem 4,60 metros de comprimento, 1,81 de largura e 1,52 de altura. A mala tem uma capacidade de 479 litros (1 367 com os bancos rebatidos)

Equipamento
A versão que conduzimos, a Luxury, tem jantes de liga de 17 polegadas, estofos em pele sintética, ar condicionado automático e vidros traseiros escuros.

História
A SAIC Motor, “empresa mãe” da MG, é o sétimo maior fabricante de automóveis do Mundo. As afiliadas incluem a SAIC Volkswagen, SAIC-GM.