Mais do que uma questão de verniz

As unhas usam-se médias e ovais, pintadas com as cores da estação ou detalhes que vincam a diferença. Entre as inspirações, destaca-se o estilo da modelo e influencer Hailey Bieber, pintado de pérola e brilhante.

Não há dúvida de que a comunicação não-verbal é a que mais influencia a imagem que criamos nos outros, além de reforçar a mensagem que queremos passar, incluindo os gestos com as mãos que acompanham o que dizemos. Por isso é importante ter atenção às unhas. Os homens entram na equação, mas os maiores cuidados reservam-se às mulheres, sempre atentas às novidades e aos vernizes que estão em voga.

A “nail art”, os desenhos e detalhes, está entre o que as clientes mais procuram no espaço La’ Maison 85, no Aviz, Porto, de Inês Pacheco, que destaca ainda o estilo viralizado pela modelo e influencer norte-americana Hailey Bieber. A mulher do cantor Justin Bieber colocou as suas unhas peroladas entre as tendências mundiais. Chama-se “Glazed donut nails” que, em português, pode traduzir-se como “unhas com cobertura de donut”, por remeter para o glacé da iguaria. Parece simples, mas o brilho que transmite exige técnica para que fique no ponto. No TikTok a hashtag #haileybiebernails dá exemplos de quem foi atrás de Hailey.

Neste outono-inverno, Inês nota ainda que, apesar de o tom pérola estar em voga, “há outras cores que se usam e as pessoas estão a arriscar, seja num dourado forte ou num verde limão”. “Também se estão a usar brilhantes nas unhas tanto incolores como coloridos, inclusive prateados”, acrescenta. Para quem prima pela discrição, a profissional sugere a aplicação apenas de um pequeno brilhante, quando há “quem faça o olho turco apenas numa unha”.

Os tons escuros e opções mais simples entram igualmente nas opções. Além disso, “cada vez há mais procura pelo gel em vez do verniz gel”, reconhece Inês Pacheco, apontando para o formato oval e médio como o preferido pela maioria, se bem que tudo dependa dos gostos e dos afazeres diários e profissionais e muitas pessoas apostem antes em versões ligeiramente mais curtas, em prol da praticidade. Para as mais irreverentes, adianta que não tarda a verem-se “vários formatos na mesma mão”, despertando o lado criativo de quem não teme arriscar.

Manucurist | 14,50 euros
Dior | 28,50 euros
Essie | 14,10 euros
CND | A partir de 13,95 euros
Opi | 15,95 euros
Sephora | 2 euros