Listas e promoções são dicas para gastar menos

O "Consultório de Finanças Pessoais" desta semana, por Carina Meireles.

Como posso poupar nas compras com a inflação?
Pedro Alexandre, pergunta recebida por email

Estamos, sem dúvida, a passar por aumentos consecutivos, pelo que é muito importante sabermos como gastar menos, porque os preços estão significativamente mais altos do que no início do ano, ganhando nós o mesmo.

Algumas das coisas essenciais a fazer é perceber como pode poupar nas suas compras de casa. Por exemplo, pode começar por aproveitar as promoções e comparar preços de tudo antes de ir às compras, devendo fazer a lista do que precisa com os preços referenciados para que saiba exatamente o que vai gastar. Opte ainda por comprar produtos locais, de marca branca, e por reaproveitar pratos com as sobras do almoço e/ou jantar e congelar alimentos para os conservar por mais tempo. Também tem a opção de fazer sopas, o que se revela eficaz, principalmente para quem tem crianças. Não se poupa só dinheiro, mas também tempo.

Evitar fazer compras todas as semanas, diminuindo a frequência e comprando só o realmente necessário, tendo sempre a lista de compras muito bem organizada por quantidades e preços, bem como confirmar a dispensa antes de finalizar a mesma, é algo a considerar cada vez mais nos dias de hoje.

O preço do cabaz das compras já ultrapassa os 12%, de acordo com dados divulgados pela DECO, e por isso é fulcral nesta fase planear bem as refeições para não estar sempre a gastar dinheiro. Faça bem as contas e veja se não compensa fazer compras em sítios diferentes, contabilizando também as deslocações em combustível.

Uma dica extra: veja nos produtos se existe uma opção mais em conta, por exemplo, no caso dos detergentes. Se usa o líquido de marca para lavar a roupa, então pode sempre optar por analisar o preço do em pó e dosear melhor a quantidade, no caso deste ser mais barato do que o líquido mesmo de marca branca.

Esta é a altura de usar também a sua imaginação para reaproveitar alimentos, criando refeições rápidas e com muita criatividade à mistura, reduzindo os gastos.

Tudo conta e com estratégias bem definidas e planeadas, consegue melhorar a sua gestão financeira nas compras de casa.

Carina Meireles, especialista em finanças pessoais e empresariais

*A NM tem um espaço para questões dos leitores nas áreas de Direito, Jardinagem, Saúde e Finanças pessoais. As perguntas para o Consultório devem ser enviadas para o email [email protected].