Lenna. Um passo a três em prol da sustentabilidade

As alpercatas Lenna são confecionadas totalmente à mão, em Felgueiras

Mário Garcia Ribeiro, Nuno Cordeiro e João Glória tinham há muito o desejo de ter um negócio. Assim nasceu uma marca portuguesa de sapatos vegan.

Amigos desde a infância, Mário Garcia Ribeiro, Nuno Cordeiro e João Glória sempre falaram sobre ter um negócio comum. Um dia, tornou-se a sério. “A ideia surgiu um bocadinho antes da pandemia e o projeto arrancou já durante a crise de covid. O João ficou com muito tempo livre, o Nuno estava sem trabalho, eu trabalhava na Suíça, e aconteceu”, recorda Mário.

O produto chegou ao mercado em julho de 2021, pelas mãos dos três empreendedores, com idades entre os 33 e os 34 anos, que nada tinham a ver com a indústria de calçado. Mário é especialista em capital privado em Zurique, João é piloto comercial da TAP e Nuno sempre esteve ligado à banca de investimento.

A aposta em calçado vegan “tem a ver com o conceito de sustentabilidade”. “A indústria do calçado é muito forte em Portugal e quisemos algo que alavancasse a capacidade de produzir calçado bom. Depois pensamos que essa produção (e a indústria têxtil também) normalmente tem um impacto negativo associado, e quisemos criar algo diferente, mais amigo do Planeta”, explica Mário. Por isso, não é usado nenhum material de origem animal e as vendas contribuem para causas em prol do ambiente.

Por cada compra, os clientes escolhem ajudar uma de cinco associações: Oceanos Sem Plástico, Zero Waste Lab, ANEFA, SOS Animal ou Quercus. A doação é quantificada e pode significar “plantar uma árvore, retirar 13 quilos de plásticos da praia ou duas mil beatas das ruas, alimentar um animal abandonado durante um dia ou ajudar a criar uma maternidade para peixes em vias de extinção”. “Só assim conseguimos fazer mesmo a diferença”, sublinha Mário. Até agora, as iniciativas já se traduziram em menos quase três toneladas de plástico das nossas praias, menos de 80 mil beatas das ruas, 69 árvores plantadas, 74 animais alimentados e na criação de mais 30 maternidades para peixes em vias de extinção.

As alpercatas Lenna são confecionadas totalmente à mão, em Felgueiras. Para já, só existe o modelo unissexo “Originals”, nas versões sola baixa ou sola alta, em 12 cores. Feitas em juta e algodão orgânico, não combinam com chuva. Ou seja, é de esperar novidades em breve, assentes no conceito vegan, mas à prova de água e a piscar o olho a outros mercados, inclusive ao nórdico, porque a expansão internacional é uma das ambições.

Outra é calçar toda a gente, dos avós aos netos. Por enquanto, várias figuras públicas – como João Manzarra, Maria Botelho Moniz, Mia Rose, Ricardo Pereira e Ricardo Carriço – já se renderam à Lenna.