Batons com fator de proteção são os aliados que deve ter sempre à mão, para evitar danos celulares e desidratação. Incolores ou nos tons da moda, o ideal é terem SPF50+ para que evite pesadelos no futuro.
Nos dias quentes, entre idas à praia e piscina, o corpo e o rosto cobrem-se de protetor solar, mas são poucos os que têm o mesmo cuidado com os lábios. Descuidos que podem provocar sequelas irreparáveis. Isto porque “quando estamos expostos ao sol, a pele dos lábios fica igualmente sujeita à radiação solar, provocando dano celular e desidratação dos mesmos”, alerta Catarina Lages, consultora e farmacêutica da Be Blair. Por isso, é importante apostar em batons com fator de proteção solar.
A especialista indica opções com SPF50+, embora se possam “encontrar barras labiais de cor com índices de proteção inferiores – o que se traduz em menor tempo de proteção -, pois as marcas de cosmética começam a adicionar esta propriedade aos seus icónicos batons”.
Em caso de desatenção, Catarina nota que, “não raras vezes, aparecem casos de queimaduras nos lábios, secura extrema e queilites”, além de que “o vírus do herpes labial também é ativado e as lesões podem aparecer com recorrência nesta altura de muito calor”.
Não menos importante é a ingestão de água para reposição hídrica de todo o corpo, lábios incluídos. Gestos que se devem tornar rotina em prol de sorrisos sem mácula, evitando riscos que se possam tornar pesadelos no futuro.