Joel Neto é o novo cronista da “Notícias Magazine”

Joel Neto, escritor e cronista

Escritor está de volta à crónica com "Pai aos 50". Estreia marcada para este domingo, 7 de agosto.

Em que idade deve alguém ser pai pela primeira vez? Que vantagens e desvantagens pode uma criança tirar do facto de ter um pai mais velho? Como deve um homem à beira dos 50 anos gerir as relações – ao mesmo tempo – com um filho recém-nascido, uma mulher mais jovem e uma carreira literária e jornalística em que se empenha há décadas? E que diferença faz se toda essa demanda ocorrer no campo (em vez de na cidade) e nas ilhas (em vez de no continente)?

Joel Neto está de volta à crónica com “Pai aos 50”, o registo semanal das histórias e reflexões, sucessos e fracassos, medos e entusiasmos que venham a rodear a paternidade que tanto desejou e lhe vai chegar mais tarde – isto é: este outono –, mas não tarde demais. E traz consigo não só toda uma extensa galeria de personagens (a mulher Marta, o cão Gauguin, os amigos urbanos, os vizinhos rurais), mas a longa lista de paixões que foi reativando, uma a uma, desde que se mudou de volta para o Lugar dos Dois Caminhos, freguesia da Terra Chã, ilha Terceira, Açores (a jardinagem e a carpintaria, o diálogo com a natureza e a transformação do espaço, o convívio social e a celebração da vida).

A nova coluna arranca neste domingo, 7 de agosto, na “Notícias Magazine”. “Cá em casa rufam os tambores, e eu gostava de acreditar que pelo menos alguns dos velhos leitores são capazes de partilhar do entusiasmo”, escreveu o autor na sua página oficial no Facebook, ao anunciar o nascimento de “Pai aos 50” numa publicação em que, aliás, já colaborou em diferentes condições e circunstâncias. “A casa, volta-se sempre com alegria redobrada.”

Jornalista e cronista com trabalho publicado em virtualmente todos os grandes jornais portugueses, Joel Neto foi autor de várias colunas de imprensa, entre as quais a série de relatos “A Vida no Campo” (DN), cuja reunião em livro lhe valeu o Grande Prémio APE de Literatura Biográfica, além de uma adaptação ao teatro e um documentário de rádio, entre outras honras. Publicou duas dezenas de livros dos mais variados géneros e atingiu os tops de vendas com os romances “Arquipélago” e “Meridiano 28”, bem como com ambos os volumes de “A Vida no Campo”. É comentador de vários programas de rádio e televisão, nomeadamente na RDP-Antena 1 e na RTP Açores.