Japão: professor cria ecrã de tv que permite provar sabores

O telespectador pode experimentar a amostra ao lamber uma película higiénica sobre o ecrã

O dispositivo chama-se Taste the TV (TTTV) e foi criado a pensar na pandemia da covid-19.

Um professor japonês criou um protótipo de ecrã de televisão que não só permite ver e ouvir conteúdos como, imagine-se, dá para sentir sabores ao lamber o aparelho, desde piza a chocolate, numa experiência multissensorial. Homei Miyashita, docente da Universidade Meiji, em Tóquio, conseguiu a proeza através de um carrossel de dez recipientes de sabores que são pulverizados e, quando combinados, permitem recriar o sabor de um determinado alimento.

O telespectador pode experimentar a amostra ao lamber uma película higiénica sobre o ecrã. O dispositivo chama-se Taste the TV (TTTV) e foi criado a pensar na pandemia da covid-19, já que o inventor acredita que é uma forma de as pessoas se ligarem ao Mundo exterior, de “terem a experiência de comer num restaurante do outro lado do Mundo, mesmo estando em casa”.

No futuro, a tecnologia poderá ajudar no ensino à distância para cozinheiros, em experiências de degustação ou até em jogos. O japonês trabalha com uma equipa de 30 estudantes que já produziu também um garfo que torna os alimentos mais ricos em sabor.