Jaguar i-Pace: uma força da natureza

Como não há bela sem senão, os consumos do Jaguar i-Pace limitam a autonomia em estrada e autoestrada

O único elétrico da marca britânica foi agora renovado. Continua esteticamente muito apelativo, com uma dinâmica de eleição e preços premium.

Surpreendeu quando foi lançado e as suas qualidades justificam bem o facto de ter sido eleito, em 2019, Carro Europeu do Ano. O i-Pace é um SUV baixo (1,5 metros de altura), com linhas agressivas e destilando um perfume desportivo, que é confirmado pelo comportamento em estrada. Sabe ser familiar, acolhendo bem quatro pessoas (a quinta, como sempre, viaja mais apertada) e 532 litros de bagagem (27 à frente). Num interior sóbrio, repleto de bons materiais, destaca-se um novo ecrã inferior na consola central. Com um baixo centro de gravidade e tração às quatro rodas não é difícil gerir os cerca de 400 cavalos de potência e o binário instantâneo de 696 Nm. Apesar do seu comportamento seguro, aconselha-se alguma prudência para quem se inicia na condução de um veículo elétrico. Os 4,8 segundos dos 0 aos 100 km/h e os dois segundos dos 80 aos 100 km/h dizem bem do poderio viciante deste i-Pace. Que é rápido a carregar, o que se agradece pois os consumos algo elevados não nos permitiram fazer mais do que 370 quilómetros em percurso misto. Os preços começam nos 83 mil euros.

Dimensões
O i-Pace tem 4,62 metros de comprimento, 1,56 de altura e 1,89 de largura. A capacidade da mala varia entre os 505 e os 19 453 litros (bancos rebatidos.

Carregamento
Com um carregador doméstico de 11 kW, a carga completa demora oito horas e meia. Mas chega-se aos 80% em meia hora num carregador rápido.

Equipamento
A unidade ensaiada tinha teto panorâmico, jantes de 20 polegadas, faróis premium LED e sistema de som Meridian.