In-ears. Praticar desporto com bom som

Optar pelo modelo desportivo que algumas marcas oferecem pode ser uma boa opção (Foto: Freepik)

Correr, ir ao ginásio ou andar de bicicleta podem ser atividades muito solitárias. Práticos e cómodos, os in-ears são uma boa aposta para quem quer fazer exercício enquanto tem música como companhia.

Fazer exercício com auriculares de fio não é nada cómodo. Os movimentos parecem limitados, o telemóvel tem de estar próximo. Na maioria das vezes, acresce o facto de termos de parar para trocar ou pausar a música. Se estamos a correr ou a pedalar, não é nada prático. A solução: fones bluetooth que se adaptam aos nossos ouvidos sem cair e sem interromper o treino, permitindo-nos ouvir a nossa playlist.

Também conhecidos como fones sem fio, são a principal escolha para quem quer ouvir música fora de casa, porque permitem maior mobilidade e conforto aos desportistas. Aspetos como a duração, ou a estabilidade são também importantes a considerar. Cláudio Pereira, da Loja Bang & Olufsen, de Lisboa, diz-nos que, acima de tudo, precisam de ser “confortáveis e assentar bem no ouvido”. A resistência ao suor é outra das preocupações a ter na hora da compra.

A principal recomendação para os desportistas? Os in-ears. Manuel Dias, da loja Imacústica, no Porto, descreve-os como fones mais “leves, com uma estabilidade interessante”. Segundo o especialista, os in-ears são os preferidos dos clientes. No entanto, estão mais suscetíveis a falhar e têm uma qualidade de som inferior aos fones com fio.

Mas atenção, comprar fones de ouvido não é tarefa fácil. Precisa de ter em conta a qualidade, o conforto e a duração, avança Manuel. O profissional reforça ainda a importância de recorremos sempre a lojas ou marcas especializadas e “que garantam uma boa qualidade” como AKG, Sennheiser, Grado, Odyssey e Audeze. Aspetos como a conectividade e a compatibilidade dos auriculares com o sistema operacional do telemóvel são também cruciais na hora da escolha.

Claro que a compra vai depender das preferências no que toca ao som. Cláudio comenta que há pessoas a preferir fones que potencializam sons mais graves e outras que optam por uma maior clareza. O material é outro fator importante, principalmente para aqueles que dão mais valor ao “toque e à sensação de qualidade”.

Saber quais auriculares comprar pode ser desafiador, principalmente quando os consideramos para a prática de desporto. Por isso, optar pelo modelo desportivo que algumas marcas oferecem pode ser uma boa opção.

Samsung | 239,90 euros
Xiaomi | 69,99 euros
Apple | 202,07 euros
Devialet | 199 euros
Grado | 261,69 euros