Guia de regresso à rotina

Depressão pós-férias, “blues”, ansiedade. O regresso ao trabalho é para muitos a fase mais difícil do ano, podendo provocar irritabilidade, cansaço desmesurado, alterações no sono ou até no apetite. Mas há estratégias que o podem ajudar.

Evite recomeços abruptos
Se vai para fora, o ideal será voltar a casa no mínimo dois dias antes de voltar ao escritório. E, se possível, não marque reuniões chatas para os primeiros dias. Assim terá mais tempo para se organizar e poderá canalizar as energias para o que realmente importa. Tendo oportunidade, ficar em teletrabalho no primeiro dia também pode ser uma estratégia interessante para uma transição mais suave.

Centre-se nos projetos mais palpitantes
Quer combater os “blues” que o atacam depois das férias? Deixe um desafio importante, e que lhe dê particular gosto, para abraçar quando regressar. Assim, mesmo que seja tomado pela nostalgia, terá uma motivação acrescida. E quanto mais desafiante for o projeto, maior será o “boost” de adrenalina. Não há inércia que resista.

Atualize-se (mas seja pragmático)
Já no escritório, e antes de pôr mãos à obra, é de todo o interesse perceber o que perdeu. Que é como quem diz: o que de mais relevante se passou na sua ausência. Tente, portanto, encontrar a melhor opção para uma rápida e pragmática atualização. Escusado será dizer que recorrer àquele colega que vai dar a volta ao bilhar grande para contar algo simples não é boa ideia.

Planeie
Pode parecer estranho pensar no trabalho antes mesmo de ele começar, mas Jim Whitehurst, CEO da Red Hat, a maior empresa de software open source do Mundo, garante que tirar 15 ou 20 minutos do dia anterior ao regresso para planear a semana pode fazer a diferença.

Escolha bem o dia em que volta
Se o regresso já tende a ser um momento particularmente difícil porquê juntar-lhe ainda o peso da segunda-feira? Se possível, regresse numa quarta. Ou até numa quinta. Desta forma, o impacto é menor e o recomeço é feito de forma mais gradual.

Madrugue
Certo, voltar à rotina de acordar bem cedo, depois de umas férias reconfortantes em que se permitia dormir até mais tarde, pode ser doloroso. Mas já que é para acordar cedo, o melhor poderá ser mesmo… acordar ainda mais cedo. Sim, dessa forma, pelo menos, pode tomar o seu banho relaxado, atacar um bom pequeno-almoço, ouvir aquela música de que tanto gosta enquanto se prepara, eventualmente meditar. No fundo, reservar tempo para pequenos prazeres que o ajudem a começar bem o dia. Claro que também convém que se consiga deitar cedo na noite anterior.

Repense a sua vida
Ok, não é tão dramático quanto possa parecer. Mas já que está a regressar de férias com a energia no máximo (ou pelo menos assim se deseja) e tem uns quantos meses de trabalho pela frente, pode ter aí a janela de oportunidade perfeita para repensar alguns aspetos da sua vida profissional. Situações que ande há tempos infinitos para resolver, ideias que queira implementar, maus hábitos de que seja preciso livrar-se. Pode bem ser a diferença entre sentir o regresso como uma transição airosa ou como uma continuidade bafienta.