Publicidade Continue a leitura a seguir

Golas removíveis: detalhes que fazem a diferença

Tudo depende do gosto pessoal e, claro, da ocasião

Publicidade Continue a leitura a seguir

Golas removíveis conferem versatilidade às peças de vestuário mais simples. Em estilo romântico ou com influência das camisas masculinas, exibem-se ao pescoço com vaidade.

Com o teletrabalho e reuniões, aulas ou formações online, as golas assumiram protagonismo nos visuais, ajudando a transmitir uma imagem cuidada. O modelo Peter Pan criado na década de 1920 voltou à cena em versões atualizadas, mas sempre com formas mais arredondadas com uma divisão a meio a remeter para a personagem dos desenhos animados que lhes dá nome. Também são conhecidas como golas ou colarinhos babydoll, comungando do mesmo espírito romântico e descomplicado. Atualmente, inspiram sugestões removíveis e que transformam o visual mais básico num look feminino e bastante na moda, fazendo-se notar na linha de acessórios das mais recentes coleções da maioria das marcas.

Vendem-se prontas a usar, mas também se podem fazer aproveitando as grandes golas de peças de vestuário que já não se usem, como “vestidos antigos de bordados inglês”, por exemplo. A dica é de Cláudia Andrade, a proprietária do ateliê Riera Alta, no Porto, salvaguardando que “estas golas ficam bem em qualquer tecido”. Além disso, como “normalmente se usam por cima de uma peça neutra, dá para arriscar em padrões”, acrescenta.

Criativa por natureza e com algumas propostas da sua autoria já vendidas, Cláudia Andrade nota que “os colarinhos – também em voga – são mais arrojados e permitem aproveitar camisas que já estejam gastas ou que deixem de servir”. “Só precisam de ser cortados com uma margem de um centímetro a toda a volta, para se poder fazer a bainha e ter um acabamento bonito, ou então descoser o colarinho diretamente da camisa”, explica.

No caso das golas, uma mola, um botão, um alfinete ou um laço servem para as amarrar ao pescoço, enquanto os colarinhos podem manter o botão original ou, para dar um ar mais chique, pode ser substituído “por uma pérola ou botão dourado daquelas que se arranjam nas caixas de costura das avós”.

No inverno, estas golas combinam com sweaters, camisolas, vestidos e casacos de malha, enquanto no verão ficam bem por cima de t-shirts simples, peças em algodão ou até mesmo sobre a pele, a par de um top fresco. Tudo depende do gosto pessoal e, claro, da ocasião.

Ganni | 145 euros
Stella Nova | 119 euros
Philosophy Di Lorenzo Serafini | 195 euros
H&M | 12,99 euros
Karl Lagerfeld | 79 euros
Mango | Camisola de gola babydoll removível | 39,99 euros