Gengibre: o amuleto da culinária

Além do paladar característico, o gengibre tem benefícios para a saúde

Original da Ásia, o gengibre conquista paladares por todo o Mundo devido ao sabor característico que destaca qualquer ingrediente e aos benefícios para a saúde.

Tal qual um truque de magia na alimentação, o gengibre é conhecido por dar sabor e saúde. Cada vez mais procurado, não é como especiaria que esta raiz esgota o seu potencial – há muitas formas de a fazer brilhar no prato.

Cru, cozinhado e em infusão são as três formas de utilização na culinária, segundo Hugo Rocha. O chef do restaurante Real by Casa da Calçada, no Porto, opta preferencialmente pelo gengibre novo, também conhecido como gengibre branco, caracterizado por ser menos fibroso e mais suculento.

Para utilizar em cru, pode ser batido na liquidificadora e depois filtrado, e o sumo que resulta, sem os fios, misturado num molho ou numa bebida. Já para um prato principal, o gengibre cru pode ser descascado e ralado ou esmagado em polpa, acrescentando-o num peixe cru ou numa base de molho, “para manter a frescura”.

Cozinhar o gengibre é também uma opção para aromatizar o prato. “Descascar, cortar em rodelas e utilizar num refogado” é a sugestão do chef. Em infusão, o gengibre apresenta um sabor “mais elegante”, já que “acrescenta doçura e retira picante”, podendo ser utilizado em sobremesas ou num chá.

“É um amuleto da culinária porque não é o ingrediente em destaque do prato, mas é preponderante para fazer sobressair os restantes ingredientes.” Fã assumido da raiz conhecida pelo sabor picante, Hugo Rocha apresenta no seu restaurante um prato de carapau com molho de soja, citrinos e gengibre. “O ingrediente em menor quantidade é o gengibre, mas é o fator chave”, garante. Aliás, mesmo quando não é identificado o ingrediente em concreto, distingue-se que “há ali um sabor particular”.

Além do paladar característico, este ingrediente tem também benefícios para a saúde. De uso milenar no Oriente, apresenta características diuréticas, anti-inflamatórias, anticoagulantes e analgésicas. E ao nível do sistema digestivo combate azia, gases, náuseas e vómitos e até ajuda a prevenir gastrite e refluxo. Pode auxiliar em processos de emagrecimentos por ter propriedades que aceleram o metabolismo.

Tipos de gengibre comestíveis:

  • Gengibre comum, também conhecido como amarelo, é o típico gengibre encontrado nas lojas
  • Gengibre novo é a raiz comum, mas colhida numa fase prévia. Tem um sabor mais leve, uma raiz fibrosa e uma cor branca
  • Gengibre havaiano distingue-se pela cor azulada no interior

  • Gengibre africano é utilizado principalmente pó como condimento
  • Gengibre japonês (como o Sunti ou Kintoki) apresenta um sabor mais intenso e um tamanho reduzido