Gabitim. Biquíni para mães sensuais, confortáveis e que amamentam

Chegaram os biquínis para amamentação que não descuram a estética. A ideia da Gabitim nasceu com o primeiro filho, mas só ao segundo é que Cátia Almeida se lançou no desafio.

Estávamos em 2018 e nascia o Gabriel. O primeiro verão com o primeiro filho é um desafio para qualquer mãe, mas Cátia Almeida ficou a matutar numa dificuldade em particular: os biquínis não a deixavam amamentar confortavelmente. Disse ao marido que iria criar uma marca de roupa de praia pensada para mães que amamentam, mas a ideia não vingou. Passaram três anos e chegou o segundo filho, o Martim. As queixas e a promessa repetiram-se. Mas desta vez, a ideia avançou e assim, este ano, Cátia deu à luz o projeto Gabitim, que se apresenta como a primeira marca portuguesa de biquínis pensada para lactantes.

Mas o objetivo da empreendedora, de 30 anos, nunca foi focar apenas o ato de amamentar. “Queríamos que as mães se sentissem confortáveis, sensuais e bonitas.” Atualmente a marca tem quatro modelos que permitem destapar a zona do seio para dar de mamar. Peças meticulosamente pensadas pela criadora e pela designer de moda Tânia Cunha. A denominação da marca foi a parte mais fácil, é a junção do nome dos filhos: “Foi por causa deles que tudo isto nasceu”.

Atualmente, a Gabitim conta com quatro modelos de biquínis para lactantes

No futuro, Cátia planeia lançar uma coleção de roupa interior, “outra falha no mercado”, aponta, dado que os modelos que existem não pensam na estética e na autoestima da mulher. Para já, continua a ser operadora de supermercado e os biquínis são um complemento que lhe dá alegria aos dias. Mas a meta é fazer da Gabitim ocupação a tempo inteiro.

Apesar de só ter loja digital, a Gabitim estreou recentemente uma nova dinâmica: a hora do provador na casa da fundadora. Mediante marcação, as mães podem ir até ao Seixal, em Lisboa, experimentar os vários modelos, garantindo assim o maior conforto possível, além de contar com o aconselhamento da criadora. “É um momento só meu e da cliente, o que torna tudo especial pela proximidade.” Um diálogo e partilha que ainda são muito necessários, nota. “Porque é que quem inventou a lingerie de amamentação não pensou numa roupa de praia?”, interroga-se. “A única justificação é porque ainda existem preconceitos quando uma mãe está a amamentar em público.” Por isso, estes biquínis pretendem mostrar que a amamentação é algo natural e que não deve ser censurado. Aliás, a ideia até é promover a “amamentação em qualquer lugar”.

Todas as fotos e vídeos da Gabitim são feitos com mães lactantes – Cátia incluída – e não se recorre a edição ou filtros. É a maternidade, a amamentação e o corpo tal como são.