Publicidade Continue a leitura a seguir

Fritadeiras com bom ar

A “air fryer” torna possível o consumo ocasional de alimentos “fritos” sem estragar a dieta

Publicidade Continue a leitura a seguir

A fritura pressupunha cozinhar com gordura a altas temperaturas para conferir um exterior crocante e uma parte interna macia. E se for possível obter esse resultado de outra forma?

Do inglês “air fryer”, a fritadeira de ar quente (ou fritadeira sem óleo) permite a “fritura” de alimentos através do ar que circula no seu interior. Para perceber como funciona, convém clarificar um conceito fundamental: o ato de fritar não se deve ao óleo, mas sim às altas temperaturas que o óleo atinge. Por outras palavras, a gordura passa a ser um transportador de calor que permite que os alimentos sejam cozinhados em temperaturas elevadas.

Nestas novas fritadeiras, não se recorre a óleo, já que o transportador de calor é o próprio ar aquecido e que atinge altas temperaturas, graças a uma resistência, e enviado para o interior através de ventiladores. O ar aquecido circula a uma velocidade muito elevada para permitir que a cozedura seja uniforme, simulando o comportamento do óleo na fritura clássica.

O ar quente pode atingir temperaturas à volta de 200 graus centígrados, o que acarreta um elevado consumo elétrico. Embora o gasto com energia seja considerável, o retorno económico não deve ser subestimado, já que evita a compra de óleo e o consumo de gás, dado tratar-se de um aparelho elétrico, o que no atual contexto mundial é uma vantagem.

Por outro lado, ao cozinhar refeições com menos gordura, mais leves e saudáveis, este aparelho torna possível o consumo ocasional de alimentos “fritos” sem estragar a dieta. A facilidade de limpeza, sem odores, é outro dos pontos positivos.

A nível das desvantagens, há que considerar o espaço que ocupa na cozinha e o já referido consumo de energia. Os preços vão desde os 39 aos 450 euros.

Becken BAF5437 | 39,99 euros
Tefal EY701D15 Air Fryer XXL | 199,99 euros
Philips HD928090 Airfryer XL | 119,99 euros
Mi Smart Air Fryer 3.5L | 99,99 euros

Como escolher

No mercado, há muitos modelos com características diferentes, que devem ser tomadas em consideração, e não apenas o preço.

Temperatura
Convém que o modelo atinja os 200 graus e tenha temperatura ajustável.

Capacidade do cesto
Para uma ou duas pessoas, o cesto de um litro é suficiente. Para grandes refeições em família, é melhor investir num modelo maior.

Tempos de aquecimento
Assim como o forno, a câmara da fritadeira também deve ser preaquecida. As mais potentes precisam apenas de alguns minutos. O ideal é que não demore mais de três minutos a ficar pronta para uso.

Timer
Não é um fator decisivo, pode usar o timer do forno ou o alarme do seu telemóvel. No entanto, há modelos que têm esse recurso útil.