Fotógrafa portuguesa Ana Dias cria capa para os 50 anos da Playboy Alemanha

A Playboy Alemanha celebra cinco décadas. Para comemorar esse marco, a revista convidou 50 artistas, de vários ramos, para criarem 50 capas. A fotógrafa portuguesa Ana Dias foi a única autora portuguesa selecionada.

Ana Dias, fotógrafa natural do Porto, mas que vive agora em Lisboa, desde sempre teve como a sua maior ambição trabalhar para a Playboy. Hoje, com centenas de trabalhos publicados para a revista, um pouco por todo o mundo, sente-se grata por sentir que faz parte da história da marca. Agora, ainda mais, depois de ter sido a única fotógrafa portuguesa convidada para fazer uma das 50 capas para a edição de aniversário da Playboy alemã. À Notícias Magazine, contou que ter sido uma das artistas convidadas para esta edição é um sinal de reconhecimento do seu trabalho, já que a revista alemã da Playboy é, depois da americana, a mais antiga e “a mais reconhecida”.

A capa da sua autoria é um detalhe de uma modelo feminina de biquíni com uma etiqueta onde se lê ‘Made in Germany’. “A nudez feminina é o que de mais belo e misterioso existe no mundo. É impactante, é fascinante e nunca perde o interesse. E conseguir captar essa beleza através de uma objetiva, de forma a criar uma imagem que imortalize tudo isso, é o que tento fazer”, afirmou. O conceito desta fotografia, segundo Ana, é muito simples: sensualidade sem preconceito. “Não há nada de errado na nudez, daí o sem preconceito”.

A fotógrafa admite que gostaria que o seu trabalho inspirasse, e até educasse, quem se depara com ele. Ana afirma que as imagens que cria são uma celebração da beleza feminina e que é preciso compreender que “nudez é beleza”. E reconhece que na criação artística “não há certo nem errado”, por isso quem observa pode apreciar ou não o que vê dependendo do seu gosto. “A minha preocupação é criar imagens que eu mesma considere apelativas e poderosas. Se eu achar que nelas há beleza, provavelmente outros também acharão”, conclui.

Todas as 50 capas foram criadas por artistas de várias áreas, desde a fotografia, à pintura, à ilustração e à performance art, e estão disponíveis nas bancas de jornais ou nas lojas da revista Playboy em toda a Alemanha.