Estudante cria sistema que traduz língua gestual

Grupta apresentou a ferramenta de inteligência artificial nas redes sociais

Através de uma webcam, o sistema traduz gestos da língua gestual para inglês no imediato.

A estudante Priyanjali Gupta, de Deli, na Índia, não tem uma grande história para contar sobre o que a levou a criar um modelo de inteligência artificial que traduz em tempo real língua gestual americana para inglês. Na verdade, foi simplesmente a mãe que lhe pediu para criar algo, já que está a estudar Ciências da Computação, no Vellore Institute of Technology.

“A minha mãe provocou-me e isso fez-me pensar no que é que poderia fazer com o meu conhecimento e habilidades. Um dia, surgiu-me a ideia de criar uma tecnologia inclusiva”, contou a jovem. Um ano de trabalho depois, neste mês de fevereiro, Grupta apresentou nas redes sociais a ferramenta de inteligência artificial, que recorre a uma tecnologia de deteção de objetos e a um modelo pré-treinado.

Através de uma webcam, o sistema traduz gestos da língua gestual para inglês no imediato, com grande precisão – como olá, amo-te, obrigado, por favor, sim e não. Mas a estudante quer desenvolvê-lo, num pequeno passo para a inclusão. A língua gestual americana é o terceiro idioma mais usado nos Estados Unidos, atrás do inglês e do espanhol.