Essenciais para viajar com o seu animal de estimação

Produzido por Brandstory Notícias Magazine

Se não gosta de ir de férias e deixar o seu amigo de quatro patas para trás, descubra a checklist que preparámos para si para que possa levar o seu patudo sempre consigo.

Os meses de verão são aqueles em que os canis e gatis se enchem com animais que ficam para trás quando os seus donos seguem para as suas férias. Ao contrário do que se pensa, incluir animais de estimação nos planos das férias não tem de ser uma dor de cabeça, pode facilmente levá-los consigo e usufruir de umas férias recheadas de bons momentos.

O primeiro passo é escolher um alojamento “amigo” do seu animal de estimação. Se não tem uma casa de férias própria, a melhor solução de alojamento é o arrendamento de uma casa. Procurar a casa de férias perfeita é uma tarefa cada vez mais fácil desde que se popularizaram as plataformas de reservas online. Nos filtros de pesquisa destas plataformas, basta selecionar a opção “permitidos animais” e terá acesso a centenas de ofertas.

Se preferir um hotel tem à sua disposição muitas unidades que aceitam animais de estimação. Informe-se sempre junto do espaço pretendido sobre a existência de possíveis taxas associadas e sobre as condições de estadia, uma vez que alguns estabelecimentos não permitem a permanência dos animais nos quartos, mas disponibilizam boxes alternativas. Caso o seu animal seja muito enérgico, o ideal é optar por uma unidade de turismo rural, com espaço que lhe permita correr todo o dia.

Assim que tiver o alojamento escolhido, só falta fazer a mala. É muito importante que leve alguns objetos essenciais, como taças para água e comida, escova ou pente para o pelo, o peitoral e a trela, se for um animal que precisa de ser passeado. Não se esqueça da caminha ou do colchão para dormir, mesmo que o espaço para onde vai disponibilize uma. O seu melhor amigo estará melhor na sua habitual.

A transportadora ou gaiola são muito importantes, principalmente se for utilizar transportes públicos. Deverá levar comida suficiente para que não tenha que alterar a dieta durante as férias, caso não encontre a marca ou modelo de comida no local. Não vale a pena arriscar ter possíveis problemas gastrointestinais.

Os brinquedos também devem viajar consigo. Para ajudar o seu animal de estimação a sentir-se “em casa” durante as férias, junte alguns dos objetos de que ele mais gosta à lista, sejam eles brinquedos ou mantas. Isto porque os cheiros familiares vão ajudá-lo a sentir-se mais confortável num espaço que não é o seu.

Para o seu animal de estimação ter umas férias iguais às suas – de sonho –, procure tudo isto e muito mais na Worten. Até porque, para tentar contrariar a tendência que se sente com mais força nesta altura do ano – o abandono animal –, a Worten juntou-se à Sociedade Protetora dos Animais, uma associação que trabalha diariamente para combater este flagelo. Por isso, por cada compra igual ou superior a 25 euros em produtos desta categoria, é doado um euro a esta associação.

Quando chegar o dia D, e caso vá de carro, faça paragens frequentes, por exemplo a cada duas horas, para que o seu animal possa beber água fresca e fazer as suas necessidades. No caso dos gatos, é necessário levar uma caixa de areia na mala e deixá-lo utilizá-la em segurança. Se for de avião deve consultar os requisitos de cada companhia aérea.

Caso a viagem seja muito longa, pondere deixar o seu fiel companheiro com amigos seus, familiares ou em hotéis para animais. As saudades podem ser muitas, mas também precisa de ter em conta o conforto do seu melhor amigo. Assim que as suas férias terminarem, certamente vão existir muitas oportunidades de recuperar o tempo perdido, porque estas são amizades que duram para toda a vida.