Espumantes para a espuma dos dias

(Foto: Freepik)

O trigésimo aniversário da “Notícias Magazine”, que se assinalou na terça-feira, dia 31, serviu de mote para um Bloco de Provas dedicado a espumantes. Dois bagas da Bairrada, um touriga-nacional do Alentejo, um alvarinho de Vinho Verde e um pinot noir de Távora-Varosa. Cinco exemplares que refletem a qualidade e a diversidade produzidas no nosso país. Cinco razões para celebrar.

Herdade do Rocim Espumante Rosé Grande Reserva 2017

Alentejo
Herdade do Rocim
Touriga-nacional
31,50 euros

Catarina Vieira e Pedro Ribeiro apresentam um espumante rosé com forte personalidade, a que não é alheia a acidez, firme e onde sobressaem agradáveis apontamentos de fruta vermelha. Uma bela companhia para diversas ocasiões.


Espumante João Portugal Ramos Alvarinho Grande Reserva 2014

Vinho Verde
João Portugal Ramos
Alvarinho
39,90 euros

Um sedutor espumante da casta alvarinho, com um perfil elegante e em que a fruta, citrina, lhe confere uma insinuadora irreverência. Perfeito para diferentes momentos, possui um final arrebatador. Excelente.


Marquês de Marialva Baga Blanc de Noir – Bruto Cuvée 2014

Bairrada
Adega Cooperativa de Cantanhede
Baga
29,99 euros

Um belo exemplar, com assinatura de Osvaldo Amado, que honra a tradição da casa e que cativa, desde logo, pelo aspeto cristalino. Envolvente, harmonioso, frutado e fresco, revela-se no final – longo e cheio de sabor.


Encontro Bruto Reserva 2015

Bairrada
Quinta do Encontro
Baga
12,99 euros

Uma boa opção para momentos de lazer ou para acompanhar peixe, marisco e sobremesas. De sabor frutado e crocante, surpreende no intenso aroma a biscoito e a frutos secos. Muito bem conseguido.


Murganheira

Vintage Bruto 2011

Távora-Varosa
Caves Murganheira
Pinot noir
24,60 euros

Um espumante, pinot noir, de notável complexidade, elegante, que justifica plenamente a classificação “vintage” dada pelo produtor. Aroma a biscoito e textura cremosa são a base de uma natureza delicadamente frutada. Nota máxima.


*Os vinhos apresentados foram enviados pelos produtores e selecionados após provas realizadas, seguindo critérios editoriais.
As amostras podem ser endereçadas para Notícias Magazine – Garrafeira – Edifício Jornal de Notícias – Rua Gonçalo Cristóvão, 195 – 4049-011 Porto