Escolhas de Mónica de Miranda: histórias, poder e colonialismo

Mónica de Miranda apresenta até 25 de setembro, na Galeria Avenida da Índia, em Lisboa, a mostra de fotografia e escultura “Mirages and deep time” e o vídeo “A ilha”

Escolhas culturais da artista visual Mónica de Miranda

She’s gotta have it

Uma série de Spike Lee que acompanha uma artista de Brooklyn, as suas lutas à procura dela consigo mesma e as suas dificuldades para sobreviver num bairro afro-americano em processo de gentrificação. Conta também as complexidades das suas relações poliamorosas. Cada episódio partilha um micro cosmo de referências artísticas, literárias, musicais e históricas.


Delusions of care

Escrito pelo curador e escritor camaronês Bonaventure Soh Ndikung, reflete sobre noções de cuidado na nossa contemporaneidade. No seu livro tanto como nos seus projetos curatoriais lança uma crítica à apropriação do cuidado pelas estruturas de poder capitalistas e patriarcais com raízes numa base colonial.


Hew Locke

Chegar a 2022 e visitar a Tate Britan com o hall habitado por personagens do Carnaval foi uma surpresa e um momento de celebrar o que foi marginalizado tantos anos. Locke, com a instalação “The procession” convida a refletir sobre os ciclos da história e o fluxo e refluxo de culturas, pessoas e estruturas de poder.