Escolhas de Joana Pimenta: educação para extraterrestres

“Mato seco em chamas”, longa-metragem correalizada por Joana Pimenta e Adirley Queirós, rodada no Brasil, está nas salas de cinema

Escolhas culturais da cineasta Joana Pimenta.

De Humani Corporis Fabrica

De Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel, um filme filmado dentro e fora do corpo humano, um retrato político dos hospitais da rede pública de Paris, um filme corajoso que testa os limites daquilo que (ainda) podemos fazer em cinema. A cada projeção saio da sala com energia para fazer mais filmes.


Grande Sertão Veredas

Estou a preparar a direção de fotografia do próximo filme do Adirley Queirós, “Grande Sertão Kebradas”, e demorei uns quatro anos para conseguir terminar de ler o “Veredas”. O livro assenta numa linguagem inventada, traduzida na geografia de uma memória que se espalha pelo Sertão. Não sei se tenho um livro da minha vida, mas quero ficar a ler este livro para o resto da vida.


Rua Sésamo

Tenho um filho pequeno e ouço a “Rua Sésamo” ao fundo de qualquer trabalho que faço em casa ou banho que tomo. Esqueçam as cápsulas enviadas para o espaço, ponham os extraterrestres a assistir à “Rua Sésamo” e ficam a saber o que era urgente para a humanidade discutir a cada momento contemporâneo.