Escolhas de Cláudia Varejão: humanidade à prova de bala

“Lobo e cão”, novo filme de Cláudia Varejão, chega às salas a 8 de dezembro. Ganhou o prémio de Melhor Filme na Giornata degli Autore do Festival de Veneza de 2022

Escolhas culturais da cineasta Cláudia Varejão.

As malditas

A BCF editou em Portugal este livro da argentina Camila Sosa Villada. É um cometa da literatura contemporânea e há algum tempo que não me sentia tão conectada a uma escritora. Camila convoca as suas memórias biográficas e transforma-as em literatura. É um caso raro de alguém que dá voz às vidas invisíveis e fustigadas, que conhece com a profunda intimidade do próprio corpo, através de uma narrativa implacável sobre o sistema patriarcal.


Kes

Vi pela primeira vez, muito recentemente, este filme do Ken Loach. É do final da década de 1960 e acompanha Billy Casper, um rapaz que vive com a mãe e o irmão mais velho. Um retrato da classe trabalhadora do norte de Inglaterra. É um filme de uma humanidade à prova de bala e pode ser visto no site da Criterion.


Concertos de domingo

Em outubro fui ver o Concerto para Piano de Ravel pela Orquestra Gulbenkian. Um espetáculo para um grande auditório cheio de crianças. Acontecem mensalmente na Gulbenkian, em Lisboa, e são um lugar de esperança sobre o futuro.