Lantejoulas descrevem as sugestões femininas para a passagem de ano, enquanto os homens devem apostar em peças de alfaiataria e veludo. Os mais pequenos seguem-lhes o exemplo, com brilho, folhos e muita elegância.
Em festas na rua, com amigos, em casa ou em hotéis, restaurantes ou casinos, a entrada num novo ano pede brio e um visual à altura e na moda. “Este ano, uma das principais tendências são os brilhos”, aponta a consultora de imagem Raquel Guimarães, notando que ele se pode fazer notar através de “um vestido, de umas calças, de um top ou somente de um casaco”.
Em todo o caso, o importante é que a escolha combine com o local. Por isso, “caso seja algo mais informal, poderá fazer um downgrade ao visual usando umas botas de inspiração militar ou botins track”, sugere Raquel. Já “para manter a formalidade”, a profissional sublinha que “as sandálias são sempre excelentes aliadas”. Também se usam com brilhos mas, como alerta a consultora, é importante “dosear os brilhos num outfit”. Até porque, “o maximalismo está na moda, mas em doses inteligentes”, reconhece.
O preto continua a ser uma opção segura, mas é inegável que estes são tempos em que se vive “uma explosão de cor combinada com brilhos”. “Opte por looks totais como um blazer e calça ou um vestido em rosa, ocre, verde-musgo ou bordeaux, caso seja esse o seu espírito, ou somente um único apontamento – calças, blazer, top – para iluminar o visual”, explica Raquel Guimarães.
Nos homens, “as peças de alfaiataria são um ‘must have’ nesta ocasião, pois permitem criar looks de maior formalidade e elegância”, garante Guilherme Ramos. O especialista em moda masculina elege um “blazer em veludo” preto, azul-escuro, verde-musgo ou bordeaux, que joga na perfeição com as propostas femininas. A peça “funciona sempre bem com uma calça preta em lã fria e uma camisa branca de algodão com botões ocultos ou botões de metal preto, em contraste”, detalha.
As crianças também são parte da festa e fazem pendant com os adultos. Assim, as meninas vestem brilhos e folhos e os rapazes envergam fatos à medida da sua idade para, à meia-noite, entrarem todos juntos em 2023. E que o próximo ano seja recheado de coisas boas.