Emanuel Moreira: na crista da onda da mobilidade elétrica

A entrevista foi realizada através de videochamada por WhatsApp

É engenheiro, português, tem ADN portuense e está há quase quatro anos em Amesterdão a dar cartas no mundo dos postos de carregamento de carros elétricos. É o futuro, garante.

Quando Emanuel Moreira entrou no curso de Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, já lá vão duas décadas, os computadores ainda caminhavam arcaicos e a eletrónica de potência mal surgia no currículo. Mas haveria de ser aí que o engenheiro nascido na Invicta daria cartas. Mal ele sabia. No início, ainda andou a saltitar entre áreas e empresas. Passou pela EDP e pela Efacec, onde esteve dez anos. Até esbarrar na mobilidade elétrica e nunca mais largar. “Foi na Efacec, numa reorganização da empresa. Foi o meu primeiro contacto com eletrónica de potência e gostei logo, estávamos no início da mobilidade elétrica. Foi essa a minha escola.”

Há quase quatro anos, um convite para trabalhar em Amesterdão, na área do fabrico de carregadores de veículos elétricos. A vida mudava aí. Agora, chegou à direção de uma empresa do grupo EVA Global, que opera milhares de postos de carregamento elétrico pela Europa e não só, através de serviços de linha direta para os condutores, monitorização e manutenção. “Fui convidado para montar um serviço de apoio melhorado ao utilizador.” Entre analisar dados, gerir falhas, prestar apoio, o rebuliço da novidade alimenta-o.

E não é preciso muito para lhe tomar o pulso à paixão. Emanuel já viajou de Amesterdão a Portugal de carro elétrico. “Esta é uma área fantástica, que tem impacto no nosso Planeta. É a adrenalina de criar tecnologia de ponta, em constante desenvolvimento, e que é cada vez mais limpa, com o investimento em energias renováveis para abastecer os postos. Sinto que estou a contribuir para esta mudança.” É o futuro, não tem dúvidas.

Adora a cidade onde abundam bicicletas e mobilidade sustentável. Mas foi pai há oito meses e o filho fê-lo afinar agulhas. Quer regressar a Portugal. E já tem deadline: final de 2023.

Emanuel Henrique Moreira
Localização:
Amesterdão, Países Baixos 52°22’26” N 4°53’22”″E (GMT+1)
Cargo: diretor da empresa EVA Assures (grupo EVA Global)
Idade: 42 anos