eLINE. Autoclismos inteligentes e que poupam água

António Ricardo Oliveira, gestor e administrador da OLI, com a mais recente novidade da marca, a eLINE, uma placa eletrónica que possibilita a ativação da descarga de água sem contacto

Uma placa eletrónica que ativa a descarga sem qualquer contacto. Chama-se eLINE e é a mais recente novidade da OLI. Um encontro entre a tecnologia e o design minimalista.

Há muito a fazer antes de uma peça sair para o mercado. Pesquisar tendências, perceber quais as melhores linhas e desenhos, desenvolver o produto, criatividade em ação, estética e funcionalidade debaixo de olho, validar com designers, arquitetos e, claro, consumidores. A eLINE, a placa que ativa a descarga do autoclismo sem toque, fez este caminho. Nasceu na OLI – Sistemas Sanitários, em Aveiro, líder ibérica na produção de autoclismos.

“É uma placa que tem um sensor de infravermelhos que deteta a presença de pessoas à distância e se a pessoa está de pé ou sentada”, adianta António Ricardo Oliveira, gestor e administrador da OLI. Desta forma, é possível adaptar o volume de descarga de água, parcial ou completa. “Uma placa em aço inoxidável, com um sistema de bloqueio antivandalismo, ideal para casas de banho de espaços públicos, restaurantes, estádios.” Evita-se o toque, é mais higiénica. E tem mais funcionalidades. Uma aplicação móvel permite alterar as configurações do sistema, ou seja, o perfil do utilizador, monitorização da descarga, calibração do motor.

É uma placa comandada à distância. “É possível definir uma descarga higiénica”, refere António Ricardo Oliveira. Num teatro, por exemplo, antes do intervalo ou depois, programa-se uma limpeza higiénica para uma certa hora. Ou em casas de férias, com água parada muito tempo nas canalizações, aciona-se o autoclismo remotamente. A eLINE, de linhas neutras, já está no mercado, disponível em duas versões, com um preço que ronda os 345 euros. Resistente, prática, higiénica, amiga do ambiente.

Design, inovação e eficiência hídrica são os três pilares da OLI, que tem 38 patentes ativas, focada em soluções de banho sustentáveis, vários prémios conquistados, parcerias com nomes de referência. O arquiteto Siza Vieira desenhou “Trumpet”, placa de comando de autoclismo com dois botões, semelhantes aos pistões de um trompete, que ganhou um prémio. Souto Moura assina uma placa de comando que recupera o tradicional azulejo português, acabamento em vidro temperado, para a Pousada da Covilhã. E, em 2021, a placa de comando “Less is More”, desenhada pelo arquiteto italiano Alessio Pinto, ganhou o IF Design Award e o Red Dot Award, uma espécie de Oscar do design mundial. Uma placa com dois cordões, recuando ao tempo dos primeiros mecanismos sanitários, intuitiva e funcional.

A solução inovadora que permite ajustar a altura do sanitário até 15 centímetros e o lavatório até 30 também foi premiada. E a Moon foi apresentada como a primeira placa de cerâmica, feita de porcelana fina da Vista Alegre, do mercado. O trabalho não pára na OLI. “Temos trabalhado no design e na inovação e estamos a ultimar alguns produtos na área da saúde”, revela o administrador. Mais novidades a caminho.