Dora Simões. A liberal

Desempoeirada, muito curiosa, “aberta ao novo e ao diferente”. Muito exigente e muito focada. A estadia em Inglaterra, para onde foi estudar, sozinha, e os sete anos vividos na Alemanha contribuíram em grande medida para ser como é.

Mulher “com mundo” e radical aversão ao preconceito, venha ele da cultura, da religião, dos costumes. Vive e deixa viver é a atitude permanente, definidora, que procura incutir em António, de dez anos, e em Inês, de oito, cujas opiniões ouve e respeita, apesar de os filhos serem crianças. “Incute neles a liberdade de pensamento, talvez até de mais”, diz Paulo Marques, primo próximo, que a descreve desempoeirada. “Aberta ao novo e ao diferente”, especifica o empresário da área da celulose.

A estadia em Inglaterra, para onde foi estudar, sozinha, e os sete anos vividos na Alemanha, então responsável de Marketing na Europa Central da Ernest & Julio Gallo Winery, maior exportadora de vinhos da Califórnia e principal vinícola familiar dos EUA, contribuíram em grande medida para ser como é. De Portugal, conta o primo “levava já uma enorme curiosidade por tudo, característica que ainda hoje mantém”. Manifestada “no prazer das viagens, no interesse por toda a oferta cultural, da pintura ao teatro”.

A nova presidente da Direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) para o triénio 2022-2025, eleita por um Conselho formado pelas várias associações, mereceu a unanimidade. É a primeira e a única mulher presidente de uma CV – a estreia deu-se na CV alentejana, onde lançou e desenvolveu o Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, um trabalho muito elogiado pelo setor.

Também pela primeira vez a CVRVV tem no comando do Conselho Geral uma mulher. “Fiquei muito contente e sossegada com a eleição dela por unanimidade. A Dora tem excelente currículo, mas junta a essa valia técnica a paixão. E isso é fundamental”, defende Celeste Patrocínio, responsável pela Adega de Ponte de Lima.

“Muito focada, muito empenhada em concretizar os objetivos e capaz de trabalhar em equipa”, salienta Manuel Pinheiro, a quem foi substituir no cargo. “Não podia ter sido melhor substituído, deixo o lugar muito bem entregue”, frisa, relevando na nova presidente da CVRVV o percurso de 25 anos ligado ao vinho, com passagem também pela Direção-Geral da ViniPortugal, a mais importante associação do setor.

Paulo Marques conhece-a na intimidade. “Adora cozinhar, experimentar receitas, casá-las com o vinho perfeito. Sempre com sentido de humor.” Distingue-lhe a gargalhada sonora e o tom de voz acima da média.

A produtora e enóloga espanhola Susana Esteban, radicada no Alentejo há 25 anos e amiga há 20, é testemunha da vida familiar. “Gosta muito de receber, a casa de Monsaraz é uma autêntica casa de hóspedes, onde recebe amigos de todo o Mundo.” São famosos os assados, “sobretudo o cabrito no forno”. Esteban descreve “uma pessoa muito autêntica, sem duas caras, terra a aterra, muito sensata” a quem pede frequentemente conselhos. “Muito racional, muito sintética, capaz de distinguir a razão da emoção”, acrescenta Paulo Marques.

As novas funções obrigam-na a viver no Porto, cidade onde nasceu. No Alentejo, fica a empresa vinícola gerida pelo marido, fonte de alguma polémica por poder constituir incompatibilidade. “Não vejo incompatibilidade alguma. Pelo contrário, ela é completamente independente. De todos os candidatos era até a mais independente”, considera o presidente Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal. “É afável, mas muito exigente. Gosta de cumprir tarefas e de levar os objetivos para a frente”, elogia Jorge Monteiro.

Foi nadadora do F. C. Porto. Há anos que não pratica. Tem 51 anos. Diz das novas funções: “É um enorme orgulho e uma grande responsabilidade”.

Dora Clara Correia Simões
Cargo: Presidente da Direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) para o triénio 2022-2025
Nascimento: 31/03/1971 (51 anos)
Nacionalidade: Portuguesa (Porto)