Dia da Mãe. Bons motivos para colecionar memórias

Atividades diversas marcam o Dia da Mãe, que hoje se celebra. O pretexto ideal para os filhos surpreenderem e estreitarem a cumplicidade com as progenitoras.

Para lá dos presentes e do marketing associado às datas festivas, o Dia da Mãe é uma oportunidade perfeita para tirar tempo de qualidade entre mãe e filhos. Celebrado no primeiro domingo de maio, este ano coincide com o feriado do Dia do Trabalhador, o que pode limitar algumas atividades porque muitos espaços estão fechados. Mas não a imaginação. Inspire-se nas nossas propostas e aposte em experiências que aprofundem a cumplicidade entre filhos e mães neste dia tão especial.

A criatividade dá o mote no Shopping Cidade do Porto, onde se realizará um workshop de artes plásticas (15 euros para mãe e um filho, acrescendo cinco euros por cada herdeiro a mais), promovida pela Papelaria Carlin, em parceria com o ateliê de design Dama de Arroz. Na iniciativa, dividida em duas sessões (das 10 às 11 horas e das 16 às 17 horas), a ideia é pintar um jardim inspirado nas recordações da relação.

Ao ar livre, o Parque Biológico de Gaia oferece entradas gratuitas às mães. Também na mesma cidade, o “The Yeatman” promove “uma viagem sensorial e experiência enogastronómica perfeita” com o almoço do Dia da Mãe para desfrutar com uma das melhores vistas sobre o Porto e o Douro (90 euros por pessoa e 50% de redução para crianças dos cinco aos 12 anos).

A sul, a NATU organiza uma caminhada zen, que inclui uma prática simples de ioga e meditação na Natureza para mães e filhos. O ponto de encontro é o Centro de Interpretação da Duna Cresmina, em Cascais, às 9.30 horas. Basta levar o próprio tapete para a prática de ioga, roupa apropriada, chávena para o chá e pagar 15 euros.

No Jardim Zoológico de Lisboa, a data é celebrada com a apresentação de três crias de leão-africano, espécie classificada como “vulnerável”. É possível visitar o local onde estão instalados, às 10.30 horas, e ver o “pequeno-almoço” das crias. O preço dos bilhetes vai dos 14,68 euros aos 25,18 euros.

Um brunch ao domingo é outra boa aposta e não faltam lugares para desfrutar. Na Invicta, o Monarca (Rua de Miguel Bombarda, 18) tem o menu “Queen Mother” (custa 16 euros e inclui várias iguarias e um cocktail). Já na capital, o Dear Breakfast (na Rua das Gaivotas, 17, ou em Alfama) é uma boa opção para experimentar algumas especialidades.

Na cidade ou longe dos centros urbanos, à beira-mar ou no campo, o importante é encontrar o programa perfeito para cada mãe. E aproveitar as horas de mimo que se vão proporcionar.