Publicidade Continue a leitura a seguir

Destaques da “Notícias Magazine” deste domingo

Publicidade Continue a leitura a seguir

A revista chega às bancas juntamente com o Jornal de Notícias e com o Diário de Notícias.

Histórias

“Não tenho espelho, tenho só horizonte”
Sexta-feira, dia 4, José Cid faz 80 anos. O músico, que se sente “um rapaz de 40 ou 50 a cantar”, abriu as portas de casa, em Mogofores, à jornalista Sara Dias Oliveira e à fotojornalista Maria João Gala. Numa conversa que durou uma tarde, falou da vida que já viveu e da que ainda está por viver. Diz que só vai parar quando perder a voz. E promete continuar a ser o que sempre foi: cáustico, provocador, politicamente incorreto.

Todas as horas das suas vidas
Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, e… no emprego. A jornalista Catarina Silva conheceu quatro casais que trabalham juntos e em que um deles é chefe do outro. Outros tantos especialistas explicam como é possível não misturar amor e trabalho.

Quando o estigma é pior do que a doença
No Dia Mundial de Combate à Hanseníase, vulgarmente conhecida por lepra, a jornalista Ana Tulha e a repórter fotográfica Maria João Gala contam-nos a história de Fernando, 90 anos, o último português a testar positivo, já lá vai meia década. Uma vida comovente que se cruza com o antigo Hospital Colónia Rovisco Pais, na Tocha, onde continua a residir e a ser amparado.

Comportamento

De pequenino se torcem preconceitos
As meninas não podem jogar à bola, os meninos não brincam com bonecas. Os estereótipos de género formam-se cedo, a desconstrução dos preconceitos deve também começar precocemente, em casa e na escola. A jornalista Sara Dias Oliveira falou com duas famílias que estão a educar os filhos para a igualdade de possibilidades, com professores e investigadores nesta área e dá a conhecer o projeto Kinder.

Bem-estar

O fígado é que paga
Pedro bebia dois ou três copos por dia e, aos 45 anos, recebeu um diagnóstico que lhe mudou a vida: cirrose hepática. Em Portugal, bebe-se muito, bebe-se de mais, dizem os especialistas, porque está acessível, é barato, e há uma inconsciência em relação aos efeitos nefastos na saúde, mesmo quando o consumo é moderado. Mas, afinal, que quantidade está isenta de riscos? A jornalista Sara Sofia Gonçalves entrevistou um doente e dois médicos e concluiu que álcool e vida saudável são dois conceitos inconciliáveis.