Destaques da “Notícias Magazine” deste domingo

A revista chega às bancas juntamente com o Jornal de Notícias e com o Diário de Notícias.

Histórias

Morrem os donos. Que direitos têm os animais?
Karl Lagerfeld deixou em testamento 180 milhões de euros à sua gata Choupette. Em Portugal, a lei não permite que os animais recebam diretamente uma herança nem prevê mecanismos para assegurar o seu futuro em caso de morte dos donos. O tema é polémico e emergente, como relata a jornalista Sara Dias Oliveira, que faz o ponto da situação de um debate que cruza direitos de animais, sensibilidades políticas e questões constitucionais.

Foi-se o cancro, ficou o medo
“Alberto”, António, Elisabete, Rui e Vera escaparam a problemas oncológicos. Mais do que uma vez. Libertaram-se da doença, mas não conseguem exorcizar o fantasma de um novo regresso. A jornalista Cláudia Pinto ouviu-lhes as razões e as explicações científicas.

Os desconhecidos pensamentos da inteligência artificial
Quando os sistemas inteligentes decidem por nós, eles decidem como nós? A jornalista Sofia Teixeira analisou dossiês, conheceu histórias e consultou três especialistas para responder a essa e a muitas outras questões, cada vez mais na ordem do dia.

Comportamento

Prognósticos? Nem no fim do jogo
A maioria das previsões não envelhece bem. Somos, genérica e implacavelmente, maus a antecipar o futuro, seja o nosso ou as tendências da sociedade. E porquê? A jornalista Sofia Teixeira sumariza os principais fatores que nos levam a errar nos prognósticos e, mesmo quando acertamos, a falhar no essencial: agir para os mudar.

Bem-estar

Guia para chegar ao verão em forma
No topo das metas mais populares no início do ano estão seguramente praticar exercício físico, perder peso, ser mais saudável. Boas intenções que esbarram em objetivos irrealistas, prazos apressados e rápida desmotivação. A jornalista Sara Sofia Gonçalves falou com uma fisiologista, um personal trainer e um clínico de Medicina Desportiva e dá pistas para chegar ao verão em boa forma.